“Pensar estratégico”. Você pratica essa ideia ?

Sua empresa pode até ter um “pensamento estratégico”, mas e o “pensar estratégico”? Aquele momento que mesmo após o plano de marketing estar pronto, ao observar outras empresas e setores, você descobre que o planejamento poderia ter sido diferente e, geralmente, para melhor.

O “pensar estratégico” é simplesmente VIVER a empresa em todos os momentos. É buscar novas opções mesmo já tendo um planejamento em ação, pois a visão de um estrategista ocupa um espaço maior dentro do contexto diário de sua rotina. A sua vivência diária no contexto da vida lhe fornece informações fundamentais para agir e preparar melhor a sua empresa.

Uma boa ideia para se preparar um “pensar estratégico” de qualidade seria montar uma ação de benchmarking dentro do seu ramo de atuação. Essa ferramenta de análise se complementa em várias situações, seja perante aos concorrentes diretos, outros departamentos e setores da própria empresa e/ ou empresas do mesmo porte ou segmentos semelhantes.

A construção de um trabalho de benchmarking deve ser feita com um suporte técnico que pode ser do próprio SEBRAE para evitar equívocos nas análises de processos, onde a principal ideia é ter uma visão mais focada do negócio, possibilitando um ajuste mais rápido da operação e uma busca objetiva de retorno do resultado financeiro.

Existem muitas vantagens que podem validar a importância deste “pensar estratégico”, mas para deixar claro, destacamos as seguintes situações:

– definir as prioridades no planejamento estratégico e tático;

– ter objetivos reais e viáveis;

– buscar informações do concorrente e do mercado;

– definir prioridades de planejamento;

– melhorar os processos internos identificando “cases” de sucesso dentro da própria empresa.

Ou seja, “pensar estratégico” é, principalmente, OBSERVAR tudo: a forma como é atendido na padaria, de atender ao seu cliente final, seu fornecedor, as melhores práticas de atendimento em qualquer segmento e aprimorá-las.

Observar e ouvir, são chaves mestres de qualquer estrategista. Observar para planejar e saber ouvir para entender é uma missão que poucos conseguem executar. Treine no dia a dia, pergunte às pessoas que fizeram um bom trabalho como elas chegaram nesse nível de qualidade.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Rodolfo

    Amei!….
    Neste novo formato então…to de CARA!…..

    Ficou MEGAMARAVILHOSO!!!!!!!!

    Espero que gostem da matéria…

  2. Eliane Lages

    Adorei suas dicas, Rodolfo!

    Saber observar e ouvir é essencial para qualquer profissional estrategista e para os líderes de equipes também.

    Obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco.

    Abraços, Eliane Lages.