Percepção é tudo! Aprenda a administrá-la no palco

Falaaa Comunicadores!!! Vamos a mais um “diálogo” sobre comunicação? E dessa vez sobre como lidar com a percepção do outro. Como minha formação acadêmica é em marketing, particularmente, eu adoro esse tema!!!

COMUNICADOR, FOQUE NO SEGUINTE: EXPECTATIVA E PERCEPÇÃO, OK?!

O primeiro passo para busca de uma comunicação com excelência é “entender e atender” a expectativa de seu interlocutor. Para isto, conhecer o seu público alvo é fundamental. Mas, atenção, quando falo em conhecer, não estou me remetendo a uma maneira genérica. Você vai gerir um reunião/palestra para uma equipe de venda e pensa: esse perfil é de pessoas que precisa vender, então a expectativa deles está neste foco. UM ERRO COMUM cometido por muitos oradores.

Já parou pra pensar que na verdade a EXPCTATIVA dessa equipe citada no exemplo, está no que eles vão fazer com o dinheiro da comissão e não apenas em vender?

O comunicador de alto impacto tem que ter essa sensibilidade, senão, jamais vai atender a expectativa de seus ouvintes, e isto que dizer que sempre vai faltar algo para atingir positivamente a PERCEPÇÃO deles.

PERCEBA O PERCEPTOR

Tom Peter em seu livro EM BUSCA DO BAÚ, nos alerta que a maior importância no processo de comunicação é na PERCEPÇÃO que o outro tem a respeito do que você emitiu.

Na COMUNICAÇÃO, nos apegamos muito em dois atores (emissor e receptor). A partir de hoje comece e usar o termo “PERCEPTOR”, se encaixa melhor no papel que seu ouvinte exerce com relação a sua mensagem.

NÃO ESQUEÇA: tudo que você faz manda uma mensagem e o outro a recebe e a interpreta de acordo com o chamado MAPA MENTAL (histórico de experiências vividas por cada um) que compõe sua expectativa.

Tenha CUIDADO com o  tipo de mensagem que você está COMUNICANDO.

Procure provocar no seu PERCEPTOR a reação positiva que você espera, ou melhor que ele espera. Escolha bem as palavras, gestos, tom de voz e claro, a mensagem coerente com a percepção de seu público.

ANOTA AÍ:

Sempre tenha o objetivo de influenciar positivamente os seus ouvintes.

• Ex.: Utilize palavras que sejam comum ao seu público, reforçando a percepção, dando o que eles estão esperando.

Busque saber detalhes da percepção de seu público:

• Ex.: saiba sempre onde vivem, como se reproduzem… exagerei um pouco, mas, dependendo de sua mensagem pode ser até útil saber essas informações. Foque em como você poderá atender a perspectiva deles através de sua fala.

Utilize de forma subliminar em seu discurso mensagens que reforcem a percepção de seus ouvintes.

• Ex.: Se o foco de seus ouvintes é vender mais, você vai utilizar sempre expressões como: VENDENDO MAIS VOCÊ VAI CONSEGUIR… QUANDO SE VENDE MAIS… OS MELHORES VENDEDORES… São apenas exemplos que você vai editar de acordo com seu público.

Sempre reforce a mensagem com perguntas retóricas (use com moderação).

• Ex. sobre vendas: Não é verdade que é muito bom você chegar às férias de seus filhos e poder viajar sem se preocupar com o dinheiro, porque você já ganhou aqui com suas vendas…

Observe a comunicação não verbal do público enquanto você faz seu discurso.

• Ex.: Se a maioria de seus ouvintes estão de braços e pernas cruzadas, e nem está fazendo frio, pode ser um bom sinal que seu discurso não está agradando.

Então, consegui fazer você “PERCEBER” a importância da comunicação estratégica?Se começou a ler meus textos somente hoje, essa é a hora de ver as outras dicas que deixei neste blog. Tenho certeza de que você aplicando as recomendações irá desenvolver uma comunicação mais eficiente e voltada para resultados.

Mãos a obra e até a próxima comunicadores!!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.