Uma pesquisa realizada recentemente pelas empresas Martins Assessoria e Investigare – Comunicação e Pesquisa, mostrou o perfil de comportamento do turista gaúcho em altas e baixas temporadas. Essa pesquisa serve de base para as empresas de comércio e varejo planejarem suas ações para o turismo, principalmente em épocas do ano em que as viagens não estão em alta.
Traçar o perfil do turista e seu comportamento é ter vantagem frente ao ambiente competitivo e aos desafios que o setor enfrenta. A pesquisa levantou alguns pontos dos turistas gaúcho atendidos pelo SEBRAE, tais como:
- O estilo de vida dos turistas que visitam cada região;
- Os hábitos relacionados ao lazer em geral e os costumes em relação a viagens;
- Outras origens e destinos dos turistas que visitam as regiões pesquisadas e a avaliação dos turistas sobre os serviços na região visitada.
Quando falamos de estilo de vida e hábitos de lazer a maioria dos turistas (53,2%) viaja a procura de lazer principalmente nas férias de final de ano, mas também existe uma parcela de turistas que viaja em feriados e finais de semanas durante o ano, esses representam 30% dos entrevistados. Eles estão em busca de diversão, atrativos naturais e entretenimento. A principal causa apontada como motivo para não viajar é a questão financeira do momento.
Os destinos mais conhecidos do público alvo da pesquisa foi a Grande Porto Alegre (75,7%), com grande interesse na região das Missões. Os estados brasileiros mais visitados por eles são Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro e os países mais conhecido são: Argentina, Uruguai e Paraguai.
Quando perguntados sobre os destinos de viagem, os turistas gaúchos disseram que pesquisam com antecedência e recebem indicações de amigos e parentes de lugares novos, além disso, a avaliação dos turistas quanto aos locais visitados foram positivas, alcançando 86% de satisfação nos serviços oferecidos. Dos serviços utilizados por eles a hospedagem e a alimentação foram um dos serviços mais utilizados, além disso, muitos viajaram com carro próprio e optaram por usar dinheiro ao invés do cartão de crédito.
Se quiser conhecer mais detalhes sobre o comportamento de consumo do turista gaúcho, consulte a pesquisa completa no site do sebrae.