Perguntar, Escutar, Anotar: Os segredos para um bom briefing

Como você costuma agir diante do seu cliente? Se ele te chama para uma conversa a fim de verificar se você pode atendê-lo, você procura realmente entender a necessidade dele?
Independente da sua experiência de mercado, a chance de agradar um cliente sem saber exatamente o que ele quer é mínima. Por isso, é necessário realizar um bom briefing. A palavra “briefing” tem a tradução literal de “breve resumo”; no entanto, esse breve resumo precisa fornecer informações e detalhes suficientes para elaborar um projeto com excelência. Compartilho abaixo 3 passos para auxiliar você nesse processo:

1-Perguntar – Não espere que o cliente vai dizer tudo o que você precisa saber por conta própria. É preciso que você o estimule a fazer isso, estabelecendo algumas perguntas chave que te permitam conhecer mais sobre ele e sobre o negócio dele, como:

– Por que você buscou a minha empresa? Qual é a sua expectativa?

– Quais são as principais características e diferenciais do seu negócio?

– Qual é a tarefa (produto ou serviço) que você quer que eu desenvolva?

– Qual é o público-alvo desse trabalho? O que você quer que ele faça a partir do que eu vou desenvolver?

– A sua empresa já ofereceu algo parecido para esse público-alvo? Qual foi o resultado? O que você espera de novo?

– Existe alguma referência que você possa me passar para o desenvolvimento do trabalho?

2-Escutar – “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Goethe.

De nada adianta fazer várias perguntas e mostrar interesse se no momento em que o seu cliente está falando você o interrompe ou então se dispersa no meio na fala. Preste atenção nos detalhes, no tom de voz com que ele fala, na emoção que ele transmite, na linguagem corporal. Se você tiver dúvida sobre algo, explique para o cliente até que ponto você compreendeu e certifique-se que a sua interpretação está correta.

3- Anotar – Por melhor que seja a sua memória, pode ser que com o tempo você se esqueça de alguns detalhes importantes. Por isso, escreva os pontos chaves da conversa e os insights que você teve. Isso será útil no momento de desenvolver o projeto.

Coletar um briefing com qualidade demonstra que você se preocupa com o cliente e que está empenhado em desenvolver um bom trabalho, materializando as expectativas dele ou mesmo o surpreendendo com algo que ele ainda não tinha percebido que precisava. Mãos à obra!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.