Personalizar, essa é a palavra!

MKTmais_com_roupas-mulhercomprando_shopping

A experiência que o cliente tem tanto na loja física quanto na on-line está se tornando um momento chave e decisivo no ato da compra. Nestes ambientes, o comprador tem acesso às diversas informações dos produtos, como preço, opiniões, tamanhos e podem alternar entre lojas e marcas muito facilmente para pesquisar. O consumidor está cada vez mais exigente.  Por isso, quanto melhor for a experiência no ato da compra, maior a chance de concretização da mesma. Quanto maior a quantidade e a qualidade das informações mais seguro o cliente fica em relação ao produto e serviço oferecido.

Personalizar essa experiência do cliente tem se tornado uma exigência para empresas que querem ser mais competitivas e ativas no mercado. O primeiro passo para isso é estar presente nas buscas e pesquisas do futuro comprador e avaliar o comportamento dele, verificando quantas vezes ele procurou por um produto e atentando-se para a curiosidade dele quanto a outros serviços disponíveis. Tudo isso é necessário para que a empresa possa contextualizar o perfil do cliente com suas necessidades. Isso garante para a empresa uma visão mais ampla de sua carteira de clientes e forma um banco de dados antes mesmo do comprador ir à loja.

Para exemplificar uma situação como essa, podemos imaginar uma empresa que se conecta via internet com seus clientes para enviar promoções e ofertas com base em hábitos, histórico de navegação ou de proximidade para uma determinada data, como um aniversário. Assim, ela teria como oferecer uma boa experiência de compra e um produto ou serviço personalizado para cada cliente, de acordo com as informações que tem de seu público.

Esse tipo de personalização torna a compra uma experiência prática para o consumidor, que se sente especial por ter a atenção voltada para si. Tornar a experiência da compra agradável e feliz é hoje uma maneira de fidelizar clientes, posicionar a marca nas mentes das pessoas e trazer satisfação para seus clientes. É uma maneira de manter sua marca sempre ativa. E quem não quer isso?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.