O ramo da pesquisa abrange todas as áreas dentro de uma empresa e do mercado, seja pesquisa de clima com os profissionais que trabalham nela ou de seus clientes, ou pesquisa da concorrência ou de tendências, ou seja: é fundamental ter claro a importância dessa ferramenta.
Antes de você aplicar uma mudança simples ou radical que você “acha” que pode melhorar as vendas ou a promoção, certifique-se através das pesquisas de marketing  que essa jogada será viável. a pesquisa de marketing é a melhor opção para verificar com os seus clientes antes, já que eles provavelmente estarão abertos a esse tipo de comunicação (desde que ela seja objetiva e clara), afinal é fato que os clientes querem mais é ser ouvidos.

Independente se a sua empresa é micro ou não, a pesquisa pode te apoiar nas mais diferentes tomadas de decisão e vou dar alguns exemplos para ficar mais claro:
Conheça o seu cliente

Você sabe qual é o perfil dele? Sexo e idade? Onde ele mora? O seu cliente está conectado nas redes sociais? Onde você deve anunciar? Como o seu cliente percebe o valor do seu produto ou serviço? Que tipo de avaliação ele faz do seu estabelecimento?

Até onde o seu cliente está com você?

Nesse item você pode explorar as mais distintas variáveis possíveis: conheça qual a frequência que o seu cliente entra na loja. Verifique se vitrine é interessante ao ponto de atrai-lo para dentro da loja. O que ele acha da sua loja (parte física), e não podemos nos esquecer de uma peça fundamental: os vendedores. Eles precisam ser atenciosos e prestativos, lembre-se: falar que um determinado produto fica bem na pessoa só para vender é um discurso velho e manjado, o cliente está muito atento a esse detalhe. Aproveite para investir em promoções como degustações, brindes e sorteios, isso atrai e cativa os clientes que gostam de novidades.

Conhecendo o público interno da empresa (Endomarketing):
– Qual é a imagem que os funcionários, vendedores ou representantes estão passando para os clientes?
– Os funcionários estão satisfeitos em trabalhar na empresa? Qual a opinião deles sobre os chefes? Como é a comunicação entre a empresa e os profissionais?
– Além disso, a pesquisa pode verificar qual a performance dos profissionais junto as demais pessoas que fazem parte da empresa, seja eles fornecedores ou demais pessoas da equipe.

Enfim, a pesquisa pode contribuir nas mais diferentes áreas que você possa imaginar!

Só leve alguns pontos em consideração:
Não torture seu cliente com questionários extensos.
Cuidado com o português, escreva de acordo com o seu público. Um dos maiores erros da comunicação é o uso inapropriado dela.
Disponha as alternativas da pesquisa de modo fácil e claro, exemplo:


Eu não dispenso essa ferramenta e aconselho que você sempre tenha em mente a importância de uma boa pesquisa. Ela vai te dizer o que você tem, o que precisa ter e como fazer para ter.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. Maitica

    >Muito bom o artigo. Eu sempre trabalhei de acordo com os resultados das pesquisas pois a partir delas sempre consegui visualizar as ideias através dos clientes. Mais difícil que a pesquisa escrita é a pesquisa por telefone, onde você precisa analisar algo mas em formato que não canse o cliente, quase um bate papo.

  2. Marcos Moraes

    >Pesquisa interna e externa é fundamental para o marketing e para as ações da empresa a partir de tal. Ótimas dicas !

  3. Anonymous

    >Boa dica Priscila!

    Pesquisa é um recurso que pode ser barato. O questionário pode ser aplicado por pessoas da própria empresa e a apuração também. Ela norteia tanto os profissionais de Marketing e Comunicação da empresa, quanto os proprietários!

    Grande abraço,

    Tati.

  4. Priscila Stuani

    >Obrigada Maitica!
    A pesquias é fundamentala e não me canso de bater nessa tecla!

  5. Priscila Stuani

    >Obrigada Marcos!

    A era do "achismo" já morreu faz muito tempo.

  6. Priscila Stuani

    >Obrigada Tati!

    No caso da pesquisa, temos várias ferramentas tecnológicas para apoiar, mas de um modo geral, ainda assim, ela é barata e se souber usar a informação a favor da empresa, o resultado será genial.

    Abraço.