Em outra oportunidade aqui no blog eu falei sobre a importância de ter ética na pesquisa de mercado (veja o texto aqui) e agora vou comentar um pouco sobre a pesquisa de mercado sob o ponto de vista das suas necessidades e objetivos
Para que uma pesquisa seja bem desenvolvida não podemos nos esquecer de realizar o breafing, ou seja: identificar e pautar quais os objetivos que se espera com a pesquisa e a forma com que vai desenvolvê-la, por exemplo, se uma pesquisa tiver como objetivo avaliar a aceitação de determinado produto ,serviço ou até mesmo tecnologia, é necessário fazer perguntas claras e objetivas para as entrevistas.
A pesquisa de mercado possui algumas etapas que moldam o processo da pesquisa:
1° Etapa – Definição do problema: O que se precisa identificar com a pesquisa. Exemplo: se o produto for um lançamento, será que o produto será bem aceito? As pessoas tem necessidades que podem ser auxiliadas por esse produto?
2º Etapa – Abordagem do Problema: Pensar nas diferentes hipóteses que podem surgir, elaborar o questionário e identificar fatores que poderiam influenciar a concepção da pesquisa.
3° Etapa – Concepção da pesquisa:
Quem: Definir o público alvo: homens ou mulheres, crianças, de qual idade…
Onde: Indicar o local ou região onde vai aplicar a pesquisa.
Quando: Qual o período ou horário da pesquisa.
Quanto: Qual a amostra.
Como: Que questionário utilizar.
Quem: Definir o público alvo: homens ou mulheres, crianças, de qual idade…
Onde: Indicar o local ou região onde vai aplicar a pesquisa.
Quando: Qual o período ou horário da pesquisa.
Quanto: Qual a amostra.
Como: Que questionário utilizar.
4º Etapa – Coleta de Dados: equipes de campo vai realizar entrevistas pessoais, por telefone ou correio. Atualmente já existem sites (inclusive gratuitos, como este) , que permitem a realização de pesquisas também.
5º Etapa – Preparação e análise dos dados: tabulação e verificação dos dados.
6º etapa – Documentar o projeto com as informações dos resultados e as principais tendências para que possa ser levado em consideração no processo decisório.
Marketing e a pesquisa de mercado precisam andar juntas, uma ser aliada da outra. A pesquisa auxilia na mensuração, tanto quantitativo como qualitativo, dos resultados. Essas etapas não são uma receita mágica, é necessário fazer adaptações para a realidade de cada situação.
O profissional de marketing precisa estar atento ao mercado e conseguir captar os sinais que aparecerem, ágil para acompanhar essas tendências, e a pesquisa é a ferramenta de apoio para isso.
Maitica
>Com certeza, posso afirmar que a pesquisa é a base para um bom planejamento estratégico de empresas. É a partir da pesquisa que conseguimos enxergar os pontos que devem ser abordados nos objetivos e metas.
Priscila Stuani
>Verdade Maitica, a pesquisa é um ótimo termometro para apoiar o mkt!
Bernardo Littov
>Pesquisa atualmente não é questão de opção, é obrigação. Muito bom o post! Parabéns Priscila.
Priscila Stuani
>Obrigada Bernardo. Precisamos divulgar essa cultura no nosso meio!
@AndreVarga
Boas dicas. Excelente resumo. Bem prático.
:)