Quando falamos em pesquisa de mercado sabemos que é importante conhecer as mais diferentes variáveis que compreendem o marketing, seja: comportamento de compra e consumo, tendência de mercado, …, e não podemos desconsiderar fatores externos como: economia, sociedade, tecnologia, cultura, ambiente e ecologia, legislação e política também . Essas áreas interferem diretamente nas ações tanto de pesquisa, como lançamento de novos produtos e etc.
Abaixo compartilho um conjunto que pode servir como norteador para a área estratégica de marketing. Não tem como falar de pesquisa de mercado, sem falar de estratégia. E não se pode definir pesquisa de mercado como simplesmente um conjunto de perguntas com um determinado objetivo.
“Esse conjunto coerente e integrado de decisões que considera as escolhas e os objetivos da organização para definir seu mercado-alvo, o(s) produto(s) adequado(s) para este mercado, com preço(s) que possibilite(m) que este mercado possa “adquirir” tal(is) produto(s), em local(is) que o consumidor “alcance” esse(s) produto(s). Para comunicar, são escolhidos instrumento(s) e mídia(s) que “chegue(m)” até o consumidor, para que este “compre” e dessa forma a organização/empresa obtenha seu lucro/retorno de capital investido por ter “agregado valor” em forma de bens+serviços+informações”. (Doroty Roma)
Fica demonstrado claramente que a pesquisa está envolvidanesse processo de conhecimento:
- Definição de mercado Consumidor: fundamental conhecer a área em que a promoção e venda vai atuar.
- Produtos adequados para o mercado alvo: é primordial verificar se o produto está de acordo com as necessidades do mercado definido.
- Preços que possibilitem a aquisição do produto: o preço precisa estar em sintonia com o produto e mercado, não pode ser abusivo, como não pode ser “de graça”também.
- Local que alcance o mercado alvo: defina a praça inicial e os demais locais a serem atingidos.
- Comunicação: verifique a tiragem do jornal ou revista por exemplo, a distribuição, ou se for um site:conheça as estatísticas que envolvem o canal de comunicação.
Eu presenciei uma situação onde uma determinada empresa que atua numa região disponibilizou profissionais para entregar folders da empresa(que a propósito tinha uma excelente apresentação), e depois de andar uma quadra, vi o lixo repleto desses folders, ou seja: embora aquele local fosse realmente o adequado para essa panfletagem, ainda assim pessoas que não tinham o perfil alvo foram abordadas, o que quero dizer com isso é que mesmo tendo o mercado e as demais variáveis bem definidas, ainda assim é possível que a campanha não seja 100% assertiva. E a pesquisa vai auxiliar que essa ação tenha seus riscos mitigados.
Marcos Moraes
>Ótimo texto Priscila. Complementando seu exemplo, lembro das milhares de vezes de quando estou andando e me entregam um folder (muitas vezes horrível esteticamente) de apliques para cabelo. Diversas vezes quando alguém vem entregar um panfleto e você já imagina do que pode ser (cursinhos são mestres nisso), digo de cara um educado "não, obrigado". Pesquisa é tudo, mas no varejo, em 90% das vezes esta ação é feita completamente às avessas.
Priscila Stuani
>Obrigada Marcos.
É verdade! Entregar simplesmente um folder para ñ é a solução. Acho que falta muito ainda para as empresas aprimorarem esse setor.
Eugenio Pacelli
Gostei muito, após me aposentar entrei no ramo de franquia, achei uma excelente, preço praticamente de graça, com alto retorno. eugenioleite2006@uol.com.br