Pinterest: mais uma rede social de sucesso

O Pinterest é uma rede social criada para organizar ecompartilhar imagens, uma espécie de mural online parecido com aquele que asadolescentes têm no quarto com fotos com as amigas, recortes de revista e clicksdo galã preferido. As imagens são publicadas em categorias que podem serdefinidas pelo próprio usuário e possuem as opções “like” (gostar) e“repin” (rependurar), e você ainda pode comentar e publicar no Facebook e noTwitter.

A rede foi lançada há apenas dois anos, em 2010, e já é aoitava maior nos Estados Unidos, ultrapassando grandes nomes como Linkedin,Google + e Tumblr em número de acessos. No mundo, o Pinterest possui mais de 10milhões de usuários. E olha que o site ainda é fechado, permitindo o cadastroapenas através de convites, como era o Orkut quando foi lançado.

O Pinterest tem feito sucesso como tráfego para lojasonline. Ele é muito usado por lojas de roupas que, por meio de publicações narede, levam muitos usuários até o site que vende os produtos. Por isso, amaioria dos usuários que acessam essa rede social é mulher.

Mas outros segmentos além do e-commerce já perceberam opotencial dessa rede e estão utilizando o Pinterest para se comunicar com seupúblico. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que já tem contas oficiaisno Twitter, Instagram e Facebook, está utilizando o Pinterest como mais umcanal de comunicação. Outro exemplo de empresas que já participam dessa rede éa construtora paulistaTecnisa, que publica imagens sobre lançamentos,decorados, dicas para o lar, entre outras categorias. Veja a página da empresa aqui

Confesso que no primeiro dia que usei fiquei um poucoperdida com a forma assimétrica como as imagens são dispostas, que fogem dopadrão usado pelo Facebook, Twitter e Blogger, por exemplo. Mas logo me acostumeicom o layout simples e limpo do Pinterest, que é muito fácil de usar.

E você? Já conhece essa nova rede social de sucesso?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Ju Rezende

    >Ainda não conheço. As redes sociais estão ficando cada vez mais segmentadas.
    Segmentação é a palavra de ordem?

  2. Paulo Bernardo

    >Nossa que estranho. Acho que o FB poderia ter feito isso como um app.