Pirâmide e marketing multinível: qual é a diferença?

Como empreender numa empresa de marketing multinível? Saiba diferenciar esse tipo de negócio das pirâmides financeiras.

Antes de mais nada, devemos saber o que é marketing multinível.

Esse tipo de marketing apresenta uma configuração antiga e profunda que era utilizada na penetração de mercado, apresentando características peculiares. Uma de suas principais características é como cada agente dá cadeia articula entre si e apresenta uma cadeia hierárquica articulada, ou seja, cada indivíduo monta sua cadeia de vendedores abaixo de si, sendo que os mesmos fazem igual e assim sucessivamente.

Daí surge o problema desse tipo de estrutura apresentar sérias complicações, como por exemplo, o surgimento de pirâmides financeiras, que são classificadas como crimes no Brasil. Sendo assim, apresentamos alguns pontos para diferenciá-los.

Marketing Multinível

Surgiu nos anos 60, com os primeiros modelos de negócios, que hoje são conhecidos como marketing multinível Trata-se da venda direta (relação comercial entre vendedor e comprador).

A ideia principal é fazer com que os indivíduos formem outros indivíduos abaixo de si, no formato de uma rede de negócios, fazendo com que essa estrutura comercial tenha vários níveis.

A primeira receita dos membros desse tipo de estrutura, vem dá venda dos produtos para clientes que estão fora dá rede. A segunda receita é oriunda dá apresentação de novos membros à organização, que vê com bons olhos essa prática devido a abrangência de cobertura, incentivando o crescimento da empresa.

O modelo multinível cria uma estrutura mais leve que a tradicional, sendo mais efetivo nos dias atuais, devido aos recursos que cada indivíduo possui para com seus contatos, seja através das mídias sociais, email, mensagens instantâneas. Um distribuidor multinivel pode facilmente ter acesso a sua equipe através desses canais, com o fabricante, além de manter controle de sua equipe de modo remoto em um curto intervalo de tempo e a baixo custo.

O Marketing Multinível fomenta o empreendedorismo, seja do lado do pequeno empreendedor por não possuir recursos para estar nos meios tradicionais, como também o indivíduo com boa habilidade de vendas e articulação das equipes, fazendo com que se transforme no próprio dono de sua rede de negócios, com seus revendedores. Pode ainda realizar a circulação da moeda em comunidades que o marketing tradicional não alcança, fazendo com que seus moradores interajam entre si.

E as chamadas Pirâmides Financeiras, como são?

Nas Pirâmides Financeiras a receita vem basicamente oriunda do recrutamento de novos membros, bem como de vendas de produtos dentro da rede. Quando atinge um ponto de saturação, todo o sistema entra em colapso.

Para avaliar uma oportunidade de marketing multinível, fique atento para avaliar as seguintes questões:

1- O produto comercializado na rede existe, possui demanda, soluciona o verdadeiro problema do consumidor? Tem potencial para ser vendido fora da rede?

2- O tempo e a margem de lucro são de certa maneira razoáveis como de qualquer outro negócio? Possuem características exorbitantes ou rápidas demais?

3- Como é o fluxo de entrada de dinheiro na rede? Existe venda de produtos fora da rede? Ou na sua maioria através de novos membros para a rede?

4- Qual a exigência antecipada do revendedor? Existe a possibilidade do revendedor devolver produtos ao fornecedor? Existe política de recompra caso haja a saída do revendedor da rede?

5- Para se tornar membro do rede, cobra se algum valor desproporcional?

O que apresentamos são alguns exemplos de algumas perguntas a serem consideradas quando se pensa em marketing multinível. Caso alguma delas apresente algo estranho na identificação, desconfie. Muitos fraudadores são hábeis em convencer novos membros, exaltando as partes de ganhos, deixando de lado o risco de perda envolvido nesse tipo de estrutura.

Espero que tenham aproveitado esse novo artigo e tenha conseguido passar um pouco de como funciona cada um deles. Nos encontramos no próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.