Planejamento Estratégico de Marketing

Para que possamos atingir os objetivos básicos do Marketing, vender mais a custos menores, satisfazer as necessidades do mercado, e criar necessidades para então satisfazê-las, precisaremos de um Planejamento, uma Estratégia.

Planejar é decidir no presente o que realizar no futuro, determinando metas, etapas e recursos necessários e como e por quem devem ser implementados. A base de um bom planejamento inicia-se no diagnóstico da empresa e seu ambiente, definindo claramente seus objetivos, porém o planejamento deve ser suficientemente flexível para adaptar-se a novas realidades, com base nas mudanças do mercado.

O futuro da empresa depende de um bom planejamento estratégico e, lembrando os objetivos básicos da área de marketing, podemos afirmar que este tem um papel muito importante na elaboração de um planejamento eficaz.

Lambin (2000) nos aponta algumas das vantagens, do Planejamento Estratégico de Marketing, como seguem:

  • Com base nos valores e na filosofia dos dirigentes, dissemina uma visão comum de futuro na equipe de colaboradores;
  • Faz claro o ponto de partida, descrevendo o que se espera para o futuro do negócio, possibilitando escolhas mais consistentes por parte da administração;
  • Instrumento de coordenação entre atividades e áreas funcionais, permitindo coerência entre os objetivos e ainda favorece a tomada de decisão havendo algum tipo de conflito;
  • Facilita o acompanhamento e monitoramento das ações, e no caso de haver algum desvio dos objetivos inicialmente estabelecidos serve como parâmetro para determinar ações corretivas, se necessário;
  • Aumenta a flexibilidade de ação face às mudanças imprevistas;
  • Permite uma gestão mais rigorosa, fundamentada em normas, orçamentos, calendários e não em soluções paliativas.

Se pesquisarmos as diferentes visões de cada autor, veremos que todas se convergem e se complementam e deixam bem claro a importância do Marketing na definição do Plano Estratégico de qualquer tipo de organização.

Ele pode ser interpretado como um filtro ou funil que nos leva de decisões mais amplas para outras mais específicas, seguindo as diversas etapas do processo de planejamento. Envolve o estabelecimento de uma missão, fixação de metas e objetivos, definição de estratégias de marketing, para então chegar ao plano de marketing. Deve ser consistente e integrado com as demais áreas funcionais da organização.

Dá origem a um plano estratégico de marketing que inclui as atividades e recursos para cumprir a missão e atingir objetivos e metas.

Uma condição importante com referência à forma de redação do plano é que deve-se usar uma linguagem simples, com informações objetivas e claras.

O plano de marketing pode ser considerado um tipo de comunicação organizada, documentada e formal que explica a situação da empresa, no passado, presente e futuro.

“O futuro não é previsto, ele é preparado.”

Maurice Blondel

Levando em conta a afirmação de Blondel, percebemos a necessidade de se ter um planejamento, pois através dele estaremos preparando o futuro da organização e teremos uma noção preliminar de onde queremos chegar. As mudanças acontecem e de forma rápida, as organizações que percebem mais claramente tais mudanças podem antecipar-se aos acontecimentos aumentando sua probabilidade de sucesso, e daí vem a necessidade de um plano flexível,  adaptável e atual.

O sucesso de hoje é resultado de uma concepção estratégica bem-sucedida desenvolvida no passado.

Ficaremos por aqui, mas nosso assunto não acaba aqui. Dada a complexidade das necessidades das organizações, temos vários elementos dentro do Planejamento de marketing para ponderarmos, os quais ficarão para nossos próximos encontros, e conto com a presença de todos.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comments

  1. Oi Isabel.

    O planejamento estratégico de marketing é uma grande missão. Sobre vários pontos de vistas, precisamos estar atentos às influências internas e externas, mercado em geral, concorrência e etc…
    Gostei da frase: “O futuro não é previsto, é preparado.”

    • Bel Cabreira

      Verdade, Pri, antes de “atirarmos” para todos os lados, temos que analisar cada situação, cada fator de influência… é mesmo um trabalho árduo, mas como dizem “no pain no gain” e aí temos o planejamento !
      Ouvi esta frase na semana passada, em uma palestra, e achei perfeita, ela bem serve para definir o planejamento !
      Valeu pelo comentário !!!

  2. Também gostei da frase “O futuro não é previsto, é preparado.” E com um bom planejamento, fica mais fácil lidar com situações imprevisíveis do futuro.

    • Bel Cabreira

      Tudo a ver né, Janaina?! Como comentei com a Pri ela pode acompanhar qualquer definição de planejamento sem medo de “errar”!!

  3. Muito bom ler mais um artigo da Bel Cabreira que demonstra a importância do planejamento estratégico de marketing para o sucesso de negócios e empreendimentos.

    Somente com um planejamento eficaz conseguimos identificar as necessidades de marketing de uma organização ou negócio, definir ações e assim ter um caminho planificado para o sucesso.

    • Bel Cabreira

      Valeu Ricardo, principalmente pelo incentivo…rsrs
      Você está certo, o planejamento é a trilha certa para o caminho do sucesso de qualquer negócio!

      Bel

  4. Anabelle

    Estive aki para obter uma informação sobre o assunto abordado acima, e pude tirar boas conclusões, estou fazendo um curso técnico em Meio Ambiente. E minha disciplina no momento é relacionado a Gestão Ambiental.

  5. André bianchi

    Boa tarde

    Estou procurando profissional ou empresa para me ajudar a iniciar o planejamento estratégico do meu negócio.

    Aguardo informações.

    Grato

    André