Planejamento Estratégico + Gestão Flexível = Sucesso nos Negócios !

São vários os fatores que influenciam o cenário mercadológico e entre eles podemos citar:

  • Novas tecnologias;
  • Mudança no perfil e característica do consumidor;
  • Aumento no número de concorrentes e uma concorrência mais bem preparada;
  • Aumento do número de marcas, com produtos similares e que merecem destaque;
  • Novos e diferentes formatos de comunicação;
  • Novos canais de vendas, como vendas pela internet que aumenta dia após dia;
  • Globalização; etc…

O Marketing tem papel fundamental em fazer a interface entre empresa e mercado.  Para o Marketing, vendedores não são só vendedores e nem compradores são somente compradores, mas antes, os vendedores são um “setor” e compradores o “mercado”.

Daí, precisamos de sistemas de análise tanto dos setores quanto dos mercados, o mais precisos possível. É importante abandonar práticas ultrapassadas de análise e concentrar esforços em estratégias mercadológicas que objetivem o lucro e vantagem competitiva sustentável.  Como falei no meu último artigo as atividades do Marketing devem estar entrosadas com as necessidades do consumidor final.

O Marketing, antes de mais nada, deve conhecer o mercado e entendê-lo, para então voltar sua atenção para atendê-lo, transformando conhecimento em estratégias que possam agregar valor tanto ao cliente quanto à empresa.

Entender e atender a necessidade do cliente é processo vital para a empresa e o Marketing deve facilitar a interface entre o mercado e as diversas áreas organizacionais, através de ações conjuntas, garantindo assim o valor agregado a todos os envolvidos.

As estratégias de produto, serviços, canais de distribuição, preço e comunicação devem estar integradas aos objetivos estratégicos da empresa e possibilitar o desenvolvimento de uma marca adequada à segmentação da empresa e que apresente diferenciais em relação à concorrência.

Assim, o que é essencial e fundamental para o Marketing? Atender não somente às necessidades e desejos do mercado, mas os interesses organizacionais, buscando um equilíbrio. Uma empresa não sobrevive se pensar somente em satisfazer as necessidades do mercado, pois também precisa de resultados positivos para o negócio.

Podemos dizer que:

  • Essencial é:

–  Conhecimento dos clientes através de uma relação próxima;

–  Transformar o conhecimento em ações eficientes e eficazes;

–  Foco em resultados.

  • Fundamental é:

– Atuar de forma ética e responsável;

– Agregar valor a todos os envolvidos;

– Qualidade em todas as atividades.

O Gestor de Marketing e seu Planejamento devem ser flexíveis e adaptarem-se constantemente às mudanças do cenário, as mudanças do mercado e de suas necessidades. Entenda-se aqui, que esta flexibilidade não cabe somente ao produto ou serviço em si, mas na forma de distribuir, comunicar, atender, relacionar, precificar e também em como administrar o negócio.

Bom, este assunto pode levar horas, mas acredito que com esta introdução já posso ter aguçado a curiosidade nata de todo marqueteiro fazendo com que cada um de vocês busque mais informações sobre uma gestão e um planejamento flexíveis e equilibrados, garantindo às organizações um equilíbrio entre setor e mercado. Lembrem-se:

Planejamento + Gestão Flexível = Equilíbrio = Sucesso nos Negócios !!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Eliane Lages

    Ótimas dicas, Isabel! O equilíbrio entre mercado e os anseios da organização são de extrema importância para se obter sucesso. Saber trabalhar isso de forma correta é essencial para os profissionais de comunicação e marketing.

    Abraços, Eliane Lages.