Planejamento estratégico para pequenos negócios, como fazer?

Planejamento Estratégico

Realizar um bom planejamento estratégico é o primeiro passo para qualquer empresa, seja ela, uma gigante mundial ou uma micro empresa. Porém, para os pequenos negócios a situação é mais difícil. Afinal, como manter as rotinas do dia a dia e planejar o futuro ao mesmo tempo?  Qual o segredo das empresas que dão certo?

Em geral todos se preocupam em buscar os conceitos que irão definir o planejamento, realizam este planejamento teórico e procuram adaptar a teoria ao seu dia a dia. No entanto, muitos se esquecem de que os pequenos negócios, em geral, têm escassez de mão de obra e vivenciam o operacional e o gerencial da empresa simultaneamente, o que dificulta uma análise estratégica do negócio e principalmente, o reconhecimento dos erros produzidos.

Os controles de gestão nestes casos são fundamentais para que possam analisar os números de forma consciente, devem ter praticidade máxima de aplicação, ou seja, devem ser fáceis de monitorar e registrar. Em muitos casos o ideal é buscar que o cliente aprenda a desenvolver o controle de gestão sozinho para que possa adaptar quando necessário.

Outra questão importante é estar atento ao ritmo de recebimento de feedbacks. Com o planejamento já em ação, muitas vezes, os clientes dão retorno sobre as mudanças, se no dia a dia esta informação se perde, uma proposta ou sugestão interessante pode passar despercebida. O ideal seria manter uma forma de registro rápida de ideias e principalmente, caso seja possível,  imprimir uma pequena ficha de pesquisa de qualidade para que os clientes possam deixar seu registro de forma oficial. O ritmo das informações recebidas vai auxiliar diretamente na velocidade de obtenção de resultados, conforme aplicação do planejamento estratégico.

Outro ponto importante ao se pensar em um planejamento estratégico é manter-se atento e aberto também ao olhar de quem não está diretamente envolvido no planejamento da empresa, mas que entenda sobre o assunto. Esta “visão de fora” é fundamental para não perdermos a atenção que deve ser dada aos detalhes. Sempre que puder peça para um amigo olhar o planejamento proposto e comparar ao que acontece no dia a dia, deixe ele falar sem interrupções e registre tudo, depois com calma analise as opiniões como se fosse um desconhecido. Muitas vezes, quem vivencia a rotina da empresa tem respostas prontas para explicar o porquê de não realizar alguns planejamentos previstos e, ao invés de refazer a estratégia acabam, simplesmente, ignorando a parte que não funciona, esquecem-se de que mais adiante muitas coisas podem dar errado devido a este descuido.

A maior dificuldade dos pequenos negócios é o controle de custos. Coloque o planejamento em prática sem perder o foco dos custos, apesar das dificuldades de se seguir o orçamento é preciso dar prioridade para execução de ações utilizando verbas planejadas. Um controle diário nos pequenos negócios é essencial. Em um café, por exemplo, todo dia pela manhã se preparam 10 pães de queijo, porém, após 1 semana se percebe que 4 a 6 pães são vendidos e o resto fica para a tarde, na próxima semana deve-se preparar apenas 6 pães de queijo. Muitos contra argumentam: e se vierem mais dois clientes, não terei pães de queijo disponíveis? Caso um dos clientes que habitualmente compre um pão de queijo, resolva levar dois? Ora, amigos! Venda coxinha, empadinha, qualquer coisa, mas não derrube seu planejamento de custo baseado em hipóteses. Trabalhe com fatos e dados, e nas adversidades aproveite as oportunidades para vender outros produtos e/ou focar outros mercados, oferecendo novos produtos ou serviços.

Não basta somente montar o planejamento estratégico e operacional para o cliente, é preciso fazer com que ele pense sobre o negócio, desenvolva sua capacidade analítica sobre a visão, missão e objetivos profissionais, estimular  sua capacidade criativa para que ele mesmo busque alternativas conscientes e readéque o planejamento no dia a dia da sua micro ou macro empresa.

Desenvolver a consciência estratégica do cliente, essa é a essência.

Rodolfo G. Daniels Jr Gerente de Marketing Grupo Feltrin/SC. Consultor Daniels Special Strategies. 20 anos de experiência comercial. 10 anos na Construção Civil. Formado e pós graduado em Marketing.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.