Um dos passos do Planejamento de Marketing é a análise do Posicionamento. Mas, o que é Posicionamento? É definir um ponto de referência para o produto no mercado, possibilitando assim influenciar a percepção do consumidor no momento de definir a compra.

Definir o Posicionamento é muito importante para o Planejamento pois delimita, mas não limita, o público alvo e dessa forma o planejamento será direcionado ao consumidor que se destina.

O Posicionamento apresenta o produto ao mercado e reflete condições favoráveis para conquistar as preferências do consumidor, e caracteriza-se, principalmente pela diferenciação, tudo aquilo que o diferencia da concorrência.

Tudo o que se faz pelo produto, tem impacto na percepção do consumidor e da concorrência, e deve ser bem planejado incluindo não só as decisões em relação ao produto, mas também comunicação, marca, política de preços, sistema de distribuição, etc.

 Neste ponto, podemos dizer que os atributos intangíveis são muito importantes para a busca do posicionamento no mercado.

Valores são calculados com base nos atributos tangíveis e intangíveis, sendo que, de um modo geral os intangíveis, quando bem trabalhados, podem predominar.

 A marca, por exemplo, quanto ao seu posicionamento no mercado, temos alguns fatores a serem analisados, como seguem:

  1. Share of voice: presença da marca na comunicação;
  2. Share of heart: associação emotiva positiva que a marca causa no consumidor ou no mercado:
  3. Share of mind: participação da marca na mente do consumidor;
  4. Share of power: capacidade e poder de influenciar preços, políticas de venda, padrões de qualidade, etc;
  5. Share of needs: participação da empresa no conjunto total de necessidades do consumidor;
  6. Share of pocket: participação do produto no orçamento do consumidor;
  7. Share of Market: qual é a parte da empresa no total de vendas efetuadas no mercado.
  8. Share of value: potencial de crescimento, grau de lucratividade, nível de diferenciação, poder de negociação, entre outros…

Pode-se concluir que esta etapa baseia-se na competência da empresa em justificar sua oferta e diferenciar-se da concorrência.

Para este texto, usei como base o livro Gestão de Marketing e Comunicação, do professor Mitsuru Higuchi Yanaze.

No meu próximo texto falarei um pouco mais sobre os atributos tangíveis e intangíveis dos produtos.

Até a próxima !!!

Bel

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Oi Bel!

    O posicionamento é fundamental para que a empresa tenha uma referência. Se não… Fica aquela coisa: “Tem suco de limão com sabor de abacaxi e cor de tamarindo”.

    Beijos.

    Pri