Quero pedir permissão aos nossos leitores para ser neste artigo um pouco acadêmico e um pouco prático, no tema discutido.
A permissão é porque nossos artigos devem ser sempre acadêmicos, o marketing na essência e pureza, mas esta pureza só será útil se for aplicável no cotidiano empresarial. Sua permissão é fundamental para a sua aceitação. E se você está lendo até aqui é porque permitiu. Vamos em frente e falar sobre o plano de marketing. Leia mais uma vez nosso artigo sobre os 4P´s para atualizar seus conceitos.
Não importa o tipo ou o tamanho do seu negócio, deve ter um plano de marketing para nortear as atividades comerciais e para valorizar a sua marca ou produto. Um planejamento de marketing vai permitir um efetivo controle das ações, sejam de vendas ou de visibilidade. Em nossas andanças como consultores, o que mais ouvimos são as negativas de realização de ações, dizem que já tentaram e não deu certo, ou que para este tipo de negócio não se aplica… E nunca me responderam perguntas básicas, por exemplo: Anotou porque não deu certo? Quais as variáveis influenciaram para que o plano não desse certo?
Um plano de marketing não precisa efetivamente ser um documento denso, afinal, papel aceita tudo que se coloca nele, é condição “sine qua non” que o gestor registre as ações e quais as variáveis influenciadoras.
Não acredito que todos os empreendedores tenham capacidade para elaborar e acompanhar um planejamento de marketing, mesmo sendo seu negócio uma atividade próspera, afinal, os mecanismos tácitas existem, mas é para poucos. Fazer o negócio crescer é fácil, o desafio é mantê-lo crescendo, aí entra a necessidade de um profissional integrar a empresa e pensar na elaboração do planejamento. O acompanhamento do especialista para elaborar as estratégias é o ideal, a partir dele o passo a passo será dado de maneira consistente e segura.
Não gostamos de modelo fixo ou pré-definido, trabalhamos aspectos facilitadores, baseados é claro na visão e orientação acadêmica, facilmente pesquisável e comprovada.
Primeiro, identifique e procure entender quem são os seus clientes
Entender para atender é a regra básica do marketing, ninguém abre uma empresa apenas para a satisfação dos investidores, abre-se para atender as necessidades e desejos do público alvo. Portanto, ele deve ser conhecido e entendido. O plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo.
Segundo, analise o ambiente de marketing – PFOA (SWOT)
Analisar os fatores internos e externos que compõem as forças do cenário empresarial é de suma importância para a elaboração de um plano de marketing. Deve-se saber exatamente quais as variáveis que margeiam os ambientes e definir com clareza o que são forças internas e externas.
Gostamos de trabalhar com um dado facilitador e deixo como dica, como um avanço tecnológico nesta análise: Cada POTENCIALIDADE e OPORTUNIDADE promoverá um IMPACTO no cliente ou na empresa. Cada FRAQUEZA ou AMEAÇA deve ser precedida de uma LINHA DE RESPOSTA. Neste momento o gestor deve identificar e definir qual a sua estratégia competitiva. Aqui deve-se buscar segmentar o mercado da empresa, já definido no público alvo. Realize ou compre pesquisas de mercado e lembre que conversa do balcão não é pesquisa.
Terceiro, e não menos importante – Analise os seus concorrentes
Benchmark é uma ferramenta fantástica, avalie e observe detalhadamente quem são, como operam e quais são os objetivos dos principais players do mercado. O bom concorrente é o que serve de referencial comparativo de qualidade, pergunte a ele como vão as “coisas”.
Quarto item – Elabore o plano de ação
Estabeleça seus objetivos a curto prazo e a longo prazo. Voltando a faculdade seriam o objetivo geral e objetivos específicos.
Saia do lugar comum, por exemplo, aumentar o número de vendas. Entenda de onde vem o faturamento, os clientes, estude economia, mudanças, turbulências, olhe em volta, planeje com dados reais e factíveis. “Crescer 20% este ano”… Baseado em que? Recomendamos assim: Aumentar o ticket médio em X% em itens, Y% R$ e Z% em número de clientes. Lembre-se de colocar no plano de ação: realizar periodicamente treinamento com todos os funcionários (seja bondoso com a força de vendas.)
Chega a hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa, melhor mesmo é saber a opinião de um consultor de marketing, ele vai saber orientar as melhores práticas. Isso se ainda não estiver na empresa ajudando a confeccionar o plano de marketing. A criação de um calendário promocional deve ser feita neste momento do plano.
Quinto momento – Estabeleça um cronograma
O ser humano é indisciplinado por natureza, então, elabore seu planejamento com prazos muito bem definidos. Pressão na equipe às vezes é bom e funciona, mas coerência e bom senso devem estar presentes sempre, crie programas de monitoramento dos resultados e de acompanhamento dos investimentos. Lembre que papel aceita tudo que se coloca nele, e sem reclamar.
Todo plano de marketing tem início e meio, deve ser continuamente revisado e adequado às mudanças do mercado. Atualize-o com dados de vendas, rentabilidade, observação sistêmica e movimentação da concorrência, e lembre-se de ouvir seu cliente interno e externo.
Heron Xavier
Freire, muito bacana seu post sobre Plano de Marketing!
E é isto aí, muitos empreendedores não sabem não conseguem programar um plano de Marketing. Mas possuem feeling e assim, desenvolvem análises espaçadas sobre clientes, concorrentes, preço e desenvolvimento de produtos.
Se não há como desenvolver um plano de marketing, comece pelo bom atendimento. Se o atendimento é bom, siga em frente e faça uma simples promoção e desta, mensure o retorno investido.
E assim por diante o empreendedor / empresa vai desenvolvendo, na prática, seu plano de marketing. Gosto muito deste tema e queria ler mais coisas sobre ele.
Grande abraço.
Antônio Freire
Grato pela participação e elogios Heron. Eu penso e acredito que ser empreendedor e líder é também admitir as suas limitações e ir buscar ajuda.
Acho que falta muito disso nos gestores, humildade. E vamos para frente que a fila anda…
Anderson Andrade
Gostei muito do assunto tratado, sou estudante de marketing e me esclareceu algumas dúvidas.
Como Marketing pode ser tão bom… ( rsrs)
Heron Xavier
é isto aí.
Idalmir Cardoso
Excelente post!
Antônio Freire
Grato por sua participação Idalmir. Que bom que vocÊ gostou, continue participando e tecendo seus comentários.
Luziane Melo
Ótima síntese, profº. Como sempre, adorei.
Antônio Freire
Grato Luziane, o bom mesmo é a possibilidade de ver a aplicação prática. Continue participando.
Marcelo Oliveira
Freire,gostei da reflexão sobre o planejamento boas dicas.
Antônio Freire
Valeu MArcelo, estamos aqui para contribuir. Continue visitando o Implantando Marketing.
Priscila Stuani
Ótimo conteúdo Freire!
Esse texto é muito bom e útil.
Muitas vezes o produto é bom, mas o público que recebe a comunicação não é o alvo, a comunicação não é efetiva e a empresanão percebe isso, mesmo com sinais como queda no número das vendas e assim por diante… Enfim, é um conjunto de situações que vivenciamos no dia-a-dia que precisam ser resolvidas. E o grande x da questão é: como fazer?
Por isso que gosto de ler os artigos do blog, sempre contribuem com uma coisa nova, essa troca de experiências é muito positiva.
Abraço!
Antônio Freire
Priscila, grato pelo ótimo, e principalmente por sua participação.
Você trouxe uma reflexão verdadeira, o produto é bom, mas sem o planejamento correto ele deixa de ser. Conhecer cada parte da empresa e estar dentro do conhecimento de planejamento.
Também ganho sempre lendo os artigos do blog. Implantando MArketing é um canal de conhecimento e crescimento. Segura Kotler, a gente tá chegando.
Carlos Chetto
Parabens amigo, pela excelente ferramenta que vc coloca á disposição dos amigos, clientes, parceiros e, principalmente, dos alunos. Planejamento é a alma do negócio e a visão prática é muito importante. Grande abraço e continue firme na iniciativa.
Antônio Freire
Meu querido amigo Chetto, palavra de incentivo sua é um combustível fantástico. Grato por sua participação.
@AndreVarga
Excelente artigo.
Sem dúvida um Plano de Marketing deve ser elaborado à luz da teoria e das boas práticas. Não pode ser levado de forma amadora. Marketing é coisa séria e precisa ser desenvolvida por profissionais dentro das empresas e instituições.
Abraços e $uce$$o, Mestre! :)
Antônio Freire
André, a verdade seja dita: Profissionalismo tem sido visto (na minhas observaçlões de campo) apenas pelo faturamento. Se vende bem, está bom, quando para de vender a culpa é do mercado. Profissionalismo é o que difere uma empresa de sucesso de uma empresa que existe apenas para dar dinheiro ao empresário.
Priscila Stuani
Legal Freire!
“TamuJunto” (licença tá André Varga rs)
Antônio Freire
RSRSRSR
Agora me responda uma coisa: PORQUE TUDO JUNTO ESCREVE SEPARADO E SEPARADO ESCREVE TUDO JUNTO???
Você é ótima Priscila, sempre motivadora…
@AndreVarga
Exatamente. Se não deu certo, tivemos “azar”. Mas se deu certo, nunca admitimos que tbem tivemos “sorte”, além de (alguma) eventual competência.
Abraços. :)
Vanessa Alkmim
Professor, mais uma vez você compartilhou conosco um texto espetacular.
Aprendo muito com todos eles, é ótimo.
Parabéns! Abraços!
Antônio Freire
QUE BOM QUE TEM SIDO PROVEITOSO ESTE MOMENTO MÁGICO DA LEITURA VANESSA. SUAS PALAVRAS SÃO ANIMADORAS. GRATO