Plataformas de Negócios: um novo jeito de se fazer e entender o marketing

O marketing de produtos e serviços está a caminho do limbo para dar lugar ao Marketing como plataforma de Negócios. Isto porque os clientes estão cada vez mais bem informados, exigentes e a simples troca de produtos e serviços por valores monetários dá lugar a uma infinidade de atividades e trocas. Os clientes ao invés de uma troca por produtos e serviços passam por uma experiência completa com as marcas.

Com essa conjectura, as empresas bem sucedidas, de hoje em diante, precisam entender os detalhes dos clientes como forma de fazer a “sintonia fina” entre seus produtos, serviços e a experiência que pretendem passar para seus clientes, ou seja, o Marketing deve ser usado como uma plataforma de experiências completa. Para ilustrar esse cenário, podemos utilizar alguns exemplos reais:

Barbearias “retrô”

Trata-se de um fenômeno bem recente, seguindo a moda no Brasil dos homens que usam barba com mais volume. No velho manual de Marketing, tais barbearias seriam classificadas como uma prestadora de serviços, onde homens com barba sentam numa cadeira específica e o serviço é prestado. No modelo de Plataforma de Negócios, essa empresa dá uma experiência completa aos seus clientes, onde além do serviço prestado é possível tomar uma cerveja no estabelecimento, fazer a barba como se estivesse num happy hour, com música e ambiente propícios, além de ter toda a linha de produtos específicos para os cuidados com a barba. Como se observa não é somente o serviço de barbearia que é ofertado e sim, uma experiência “masculina” completa.

Red Bull

 A famosa marca dos energéticos. A pregunta é: o que a Red Bull vende na verdade? No velho manual de Marketing, a Red Bull vende uma bebida energética diferenciada pelo mundo. Mas na verdade, o energético é um produto que faz parte da Plataforma de Negócios da Red Bull. Hoje a empresa temuma produtora de esportes, uma equipe de Fórmula 1 e é dona dos direitos de muitos dos eventos esportivos “cool” ao redor do mundo, com o objetivo de propiciar a experiência Red Bull para seus clientes.

Apple

A maior empresa do mundo segundo o velho manual de Marketing é uma vendedora de Hardware e Software. Porém, hoje em dia, a Apple é uma grande Plataforma de Negócios, na qual é possível comprar computadores, Smartphones e tocadores de música digital. No entanto, você também tem o AppStore para compra de Aplicativos, além de comprar as músicas que quer ouvir seja diretamente nos aparelhos ou via Streaming, propiciando a experiência completa de entretenimento e uma só (e só uma), dos itens da Plataforma são seus aparelhos.

Ok… Mas, o que isso significa?

Significa que estamos num momento de evolução dos velhos conceitos de Marketing, onde o estudo básico, somente baseados nos 4P´s de Marketing (produto, preço, promoção e praça (ou PDV)), não são mais suficientes para o entendimento e o alcance do sucesso nas estratégias de Marketing para o cenário atual de mercado.

Não estou enterrando as teorias tradicionais de Marketing, pois não tenho nenhuma autoridade para fazer isso, porém temos a necessidade de melhorar a área de estudo e atuação constantemente e, infelizmente, as teorias clássicas não englobam a experiência completa de clientes ao redor do mundo. Está claro que o Marketing não pode mais somente basear suas estratégias em vendas de produtos e serviços.

Se somos especialistas em clientes, temos que nos especializar cada vez mais nos clientes e nas experiências que somos capazes de gerar para que eles sejam fiéis às empresas e suas Plataformas de Negócios. Hora de Pensar e Evoluir.

Até a Próxima Folks!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Sabrina da Silva

    Adorei este site muitas informações úteis é um conhecimento bom para quem pretende se forma em marketing e ser um ótimo profissional …
    Adorei o site foi indicado pelo meu professor Clayton Cunha ..

  2. Leandro Pereira

    Bom dia, sua mensagem faz bastante sentido, mas também acho que poderíamos além da experiência e garantir que ela traga novos clientes.
    O Referral Marketing (a área do marketing que potencializa a indicação boca a boca de clientes) combinado com um experiência de usuário positiva, pode trazer grandes benefícios.