Uma estratégia interessante para empresas que querem vender mais com menor custo. O marketplace é um canal que garante lucratividade e novos clientes, principalmente, para o ramo varejista.
Marketplace é uma nova tendência no mercado online onde várias empresas podem vender seus produtos ou serviços dentro de um único site sem pagar custos de marketing, adquirente, gateway, antifraude e fraude apurada que constam em um e-commerce, totalizando em média 17,5%. Não podemos deixar de ressaltar o custo de SAC que é imprescindível para o pleno atendimento do cliente.
Toda empresa que adere ao Marketplace, usufrui do grande acesso e visibilidade que a outra marca tem, sem precisar de cancelar os canais de venda já existentes. Além disso, o cliente também ganha pois pode contar com maior variedade e diversas marcas em um só lugar.
Temos alguns marketplaces consolidados no varejo como o grupo Cnova (Extra, Ponto Frio, Casas Bahia.com) e Cdiscount e B2W (Submarino, Americanas.com, Shoptime).
Além do varejo, a modalidade é também uma boa estratégia para um nicho de mercado. Em Minas podemos citar a studioarco, que faz um excelente trabalho conciliando marketplace ao novo design autoral brasileiro. Recomendo para todos aqueles amantes de mobiliários únicos e inovadores.
No e-marketplace os negócios podem ser feitos de:
- Empresas para Empresas (B2B – Business to Business);
- Empresas para Consumidores (B2C – Business to Consumer);
- Consumidores para Consumidores (C2C – Consumer to Consumer);
- Empresas para Governo (B2G – Business to Government);
- Governo para Cidadão (G2C – Government to Citizen) Os dois tópicos em negrito são mais comuns.
Cada marketplace tem suas regras e condições e respeitá-las é uma garantia de um relacionamento comercial lucrativo e duradouro onde todos ganham.
Glossário:
Gateways: são empresas responsáveis por disponibilizar um conjunto de APIs para comunicação com os Adquirentes.
Adquirentes:São empresas responsáveis por capturar, transmitir, armazenar dados dos cartões de crédito e fazer liquidez financeira, comunicando diretamente com as bandeiras.