>

Postado por Marcos Moraes – Associado do Núcleo Twitter (Belo Horizonte/MG)
Na semana passada expliquei por que é importante uma empresa ter e manter um bom site e falei sobre a mensuração dos acessos ao site durante uma campanha offline (se você ainda não leu ou quer relembrar, leia o post aqui). Bem, imagine você ao se deparar com um comercial de um carro. Você será impactado pela TV, rádio, jornal e revista, certo? Mas onde você terá realmente todas as informações sobre aquele carro, na hora que você quiser, com tempo suficiente para ler tudo, pesquisar preços, potência, cores e assessórios? Na web!

Vamos a um exemplo fictício prático: Lançamento de um novo carro da Fiat no Brasil: o FIAT  5 STAR.

Uma marca do tamanho da Fiat, lançando um carro com valor acima dos 80 mil reais – seu “top de linha” – com target acima dos 35 anos, não vai ficar apenas na web. É necessária uma campanha 360º com TV, jornal, revista, eventos, assessoria de imprensa, relações públicas, patrocínios, ou seja, um grande mix de comunicação com foco no target do veículo (definido por pesquisas de marca antes de o projeto ser desenhado). Um carro com este perfil deve “fazer barulho na mídia”, afinal, a concorrência do mercado é muito forte, com pelo menos 10 fortes concorrentes. Segundo o caderno especial Internet do Jornal Meio & Mensagem, de junho de 2008, 70% das pessoas acessam a web antes de ir a uma concessionária de carro.

Ao acessar o site www.fiat5star.com.br o usuário é remetido ao portal da FIAT, mas direcionado ao site do carro em questão. Assim, ao clicar na imagem, o seu hotsite é aberto e então o usuário poderá tirar todas as suas dúvidas como seu design, performance do motor, tecnologia, acabamento, itens de segurança, tamanho, peso, consumo, garantia, terá todas as respostas apresentadas nessa ferramenta, além de poder também ver algumas imagens (muito importante – imagens) e até baixar para o seu computador papel de parede e protetor de tela, o que chamamos no marketing de “gifts”.

Uma ferramenta bastante aplicada nos sites dos carros e também das montadoras é o “monte seu carro”, que simula valores dos acessórios, financiamento, catálogo, atendimento online. Pode ainda enviar por email, além de gravar suas configurações para montar e rever em outro dia.

Acredito que, com esse exemplo do Fiat 5 Star, tenha conseguido passar a mensagem de por que o site é – em milhares de casos – o ponto final de uma campanha: o consumidor é impactado por uma mídia tradicional ou por uma campanha em portais de conteúdo e acessa o site para saber mais sobre a marca ou produto.  
 
Temos que ter em mente que o consumidor hoje é muito mais exigente do que há 10 anos – e por quê? Porque ele tem acesso à informação, aliás, muita informação. Do conforto de sua casa ou escritório ele pode conhecer o mundo, basta um computador e uma banda larga. E um ponto a ser lembrado sobre este caso, e que pode perfeitamente ser aplicado em qualquer caso de pesquisa online de um produto: ele está sozinho nessa pesquisa. Não haverá nenhum vendedor, consultor, agente para explicar para ele. Sendo assim, o site deve ser prazeroso, dinâmico, com conteúdo essencial, nem muito e nem pouco.

Esse é o ponto inicial de um belo relacionamento: o usuário começa a conhecer mais sobre a marca que, por conseqüência, começa, através do site, a conhecer mais sobre o usuário. Essa troca de experiência pode gerar uma história de amor entre a marca e o consumidor, assim esse será fidelizado e se tornará um consumidor fiel. Além de não trair, trás outros consumidores para a marca.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comments

  1. Priscila Falchi

    >Olá
    Muito bom. Ótimo exemplo da importãncia de uma empresa ter e manter um site.
    abç
    Priscila Falchi

  2. priscila stuani

    >Legal marcos!
    Eh mt importante deixar claro que ter um site nao eh opcao, eh primordial.

    Abraco

  3. Tatiane Guest

    >Boas dicas Marcos! Pode parecer brincadeira, mas inúmeras empresas ainda não descobriram o valor de um site. Trabalho em uma empresa focada no profissional da beleza esão inúmeros os salões que ainda não perceberam o quanto um site criaria valor para seu negócio. Muito válida esta discussão.

    Abraço,

    Tati.

  4. Marcos Moraes

    >Não é a toa que muitos sites naufragam: falta de planejamento, um profissional para cuidar do cartão de visitas de uma empresa na web.