Existem diversas formas eficazes de engajar seus colaboradores com ações endomarketing e campanhas de incentivo, desde oferecer cursos gratuitos, melhorar o ambiente físico, distribuir prêmios e bônus por metas alcançadas e até implantar horário flexível e benefícios variáveis. Dentro do ambiente corporativo é possível buscar formas tradicionais ou inovadores de incentivo e motivação para melhorar resultados em geral.
Em determinadas situações a empresa pode ter a necessidade de alterar uma campanha de incentivo no meio, mudar alguma métrica de desempenho ou simplesmente cancelar a premiação por falta de verba. Isso é possível?
A legislação determina que uma ação de incentivo, quando desenvolvida dentro dos padrões formais e legais, é uma prerrogativa unilateral da empresa, isto é, além de permitir que a empresa defina as métricas, a duração e a premiação pelos resultados obtidos, também permite que a empresa altere, diminua ou mesmo cancele toda a campanha sem prejuízo de sua posição jurídica, contratos de trabalho ou mesmo obrigação com as promessas feitas.
Certamente que em uma situação dessas haverá enorme insatisfação dos colaboradores, desmotivação generalizada e até o risco de boicote, mas a empresa, por ter a prerrogativa de decisão única, pode fazer isso a qualquer momento e continuar exigindo que seus colaboradores cumpram com suas funções e atividades rotineiras, sem correr o risco de punições administrativas ou trabalhista.
Enfim, sim, você até pode cancelar uma campanhas de incentivo. Só não deve.
Heron Xavier
Fábio, você disse tudo, pode cancelar, porém, não deve.
As empresas precisam ser transparentes com seus funcionários para um maior desempenho e produtividade. Na outra via, os colaboradores devem ser éticos e agir em pró dos resultados pré estabelecidos no início do período, independente de campanhas de incentivo.
Fabio Passerini
Salve Heron,
Realmente a transparência é fundamental, sem ela as empresas desperdiçam recursos em ações sem futuro, engajamento ou credibilidade.
Escrevi um pequeno ebook sobre o assunto, chamado Motivação Não Conserta Má Gestão, se quiser lê-lo basta acessar http://www.otimasolucao.com.br e fazer o download gratuito.
Um abraço,
Fabio Passerini
Priscila Stuani
É… Uma situação bem delicada… Por isso considero importante o seu ponto de vista e conceitos! Gostei!!
Heron Xavier
Fábio, gostei demais do seu blog e já baixei o e-book. Assim que lê-lo digo o que achei. Bacana demais seu blog, já sou seguidor!
Abraço.
Fabio Passerini
Heron e Priscila, realmente as questões de comportamento, gestão e principalmente expectativas entre a empresa e seus colaboradores trazem alguns pontos polêmicos, em especial a transparência e dissonância entre o valores e responsabilidades de cada parte.
Vanessa Alkmim
Ótimo texto, Fábio!
Seus posts estão servindo como um guia para mim.
Estão me ajudando muito no dia a dia.
Parabéns… :)
Abraços!