Existem diversas formas eficazes de engajar seus colaboradores com ações endomarketing e campanhas de incentivo, desde oferecer cursos gratuitos, melhorar o ambiente físico, distribuir prêmios e bônus por metas alcançadas e até implantar horário flexível e benefícios variáveis. Dentro do ambiente corporativo é possível buscar formas tradicionais ou inovadores de incentivo e motivação para melhorar resultados em geral.

Em determinadas situações a empresa pode ter a necessidade de alterar uma campanha de incentivo no meio,  mudar alguma métrica de desempenho ou simplesmente cancelar a premiação por falta de verba. Isso é possível?

A legislação determina que uma ação de incentivo, quando desenvolvida dentro dos padrões formais e legais, é uma prerrogativa unilateral da empresa, isto é, além de permitir que a empresa defina as métricas, a duração e a premiação pelos resultados obtidos, também permite que a empresa altere, diminua ou mesmo cancele toda a campanha sem prejuízo de sua posição jurídica, contratos de trabalho ou  mesmo obrigação com as promessas feitas.

Certamente que em uma situação dessas haverá enorme insatisfação dos colaboradores, desmotivação generalizada e até o risco de boicote, mas a empresa, por ter a prerrogativa de decisão única, pode fazer isso a qualquer momento e continuar exigindo que seus colaboradores cumpram com suas funções e atividades rotineiras, sem correr o risco de punições administrativas ou trabalhista.

Enfim, sim, você até pode cancelar uma campanhas de incentivo. Só não deve.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Heron Xavier

    Fábio, você disse tudo, pode cancelar, porém, não deve.

    As empresas precisam ser transparentes com seus funcionários para um maior desempenho e produtividade. Na outra via, os colaboradores devem ser éticos e agir em pró dos resultados pré estabelecidos no início do período, independente de campanhas de incentivo.

  2. Salve Heron,

    Realmente a transparência é fundamental, sem ela as empresas desperdiçam recursos em ações sem futuro, engajamento ou credibilidade.

    Escrevi um pequeno ebook sobre o assunto, chamado Motivação Não Conserta Má Gestão, se quiser lê-lo basta acessar http://www.otimasolucao.com.br e fazer o download gratuito.

    Um abraço,

    Fabio Passerini

  3. É… Uma situação bem delicada… Por isso considero importante o seu ponto de vista e conceitos! Gostei!!

  4. Fábio, gostei demais do seu blog e já baixei o e-book. Assim que lê-lo digo o que achei. Bacana demais seu blog, já sou seguidor!

    Abraço.

    • Heron e Priscila, realmente as questões de comportamento, gestão e principalmente expectativas entre a empresa e seus colaboradores trazem alguns pontos polêmicos, em especial a transparência e dissonância entre o valores e responsabilidades de cada parte.

  5. Vanessa Alkmim

    Ótimo texto, Fábio!
    Seus posts estão servindo como um guia para mim.
    Estão me ajudando muito no dia a dia.
    Parabéns… :)
    Abraços!