Princípios para criar conteúdos contagiantes

Você já parou pra pensar o que faz com que alguns conteúdos façam tanto sucesso e sejam amplamente divulgados? O livro “Contágio: Por que as coisas pegam” de Jonah Berger fala sobre esse tema. É uma leitura bastante interessante, que traz 5 princípios que ajudam na disseminação de informações compartilháveis pelas pessoas. 

Vamos entender cada desses princípios?

1 –  Moeda Social

Nós compartilhamos conteúdos que nos rendam uma boa reputação, uma boa impressão. Por essa razão costumamos contar para os outros quando encontramos um bom restaurante ou quando ficamos sabendo de uma super novidade, por exemplo. Isso faz com que as pessoas vejam que somos antenados, descolados. Por isso, as marcas precisam divulgar as características notáveis de seus produtos, que os tornam únicos, além de investir em formas de fazer com que o público se sinta privilegiado por ter uma informação que outros não possuem.

2 – Gatilhos

Um dos grandes desafios de uma marca é fazer com que as pessoas se lembrem do que ela divulgou, e, mais do que isso, lembrem de falar sobre esse aspecto com outras pessoas. Para isso, a marca precisa relacionar o seu conteúdo com estímulos presentes em diferentes lugares e que incitem as pessoas a se lembrarem dele. Sabe aquele hábito comum que muitos têm de amarrar uma fita no braço para se lembrar de algo? Isso é um gatilho. Por isso, as marcas precisam observar o contexto, identificar coisas que possam funcionar como lembrete para a marca e abusar desse recurso na comunicação.

3 – Emoção

Quando nos sensibilizamos e nos envolvemos com algo, sentimos vontade de compartilhar com outras pessoas. Por isso, ao invés de fazer conteúdos que enfoquem apenas nos benefícios e nas funções dos produtos e serviços, as marcas precisam provocar as sensações certas nas pessoas, motivando-as a compartilharem suas percepções.

4 – Público

O ser humano tem uma forte tendência a se inspirar nos outros. Se observarmos alguém satisfeito enquanto usa um produto ou serviço, vamos querer experimentar. Por isso, as marcas precisam estruturar iniciativas que se anunciem por si mesmas, que criem boca a boca e que sejam altamente observáveis.

5 – Valor prático

Quem não gosta de ajudar os outros e de se sentir ajudado? As marcas devem investir em conteúdos úteis, que façam com que as pessoas poupem tempo e/ou dinheiro. No entanto, além de produzir algo útil, é preciso que essa informação chegue até o público e que ele veja que ela é tão extraordinária a ponto de sentir vontade de divulgá-la.

6 – Histórias

Sempre que compartilhamos uma informação, contamos uma história. Por isso, é importante que as marcas envolvam suas ideias em narrativas que as pessoas queiram contar e que só façam sentido com a presença do conteúdo da marca. Você assistiu ao filme “Náufrago”? Se assistiu, com certeza vai se lembrar da bola ‘Wilson’.

De que forma você pode se inspirar nesse exemplo quando for produzir o conteúdo para uma marca? Pense nisso!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.