Procrastinação: o vilão da produtividade

Você planeja sua semana, seu dia no trabalho ou seus afazeres acadêmicos e de repente se dá conta de que o tempo voou e você não concluiu tudo o que precisava dentro do prazo. Ou então, percebe que está em cima da hora para concluir uma atividade. Nessas horas, nosso primeiro pensamento é de que o tempo está passando rápido demais ou que estamos assumindo muitos compromissos.

Se pararmos para refletir, analisando com calma tudo o que fazemos, veremos que o problema está na administração do tempo. Ao planejarmos nossa agenda, muitas vezes esquecemos de considerar tempo de ócio (tão importante quanto o tempo de atividade), mas além disso, temos tendência a procrastinar o que menos nos agrada e favorecer o que mais nos agrada. Apenas para alinhamento, caso algum dos leitores não esteja familiarizado com este termo, procrastinar refere-se a adiar uma atividade. E quem de nós nunca fez isso? Foi adiando a elaboração daquela planilha de orçamento do nosso plano de marketing, adiando o contato com os fornecedores para negociar valores, etc. Até que isso começa a travar todo o resto das ações. Nessa hora, a tendência natural é pensar, na hora do sufoco “nunca mais vou fazer isso!”, mas nunca funciona, não é mesmo?

Devemos estar atentos e avaliar com que frequência estamos prejudicando nossa produtividade (e muitas vezes do projeto), por causa da procrastinação. Se isso estiver se tornando frequente e você começar a se sentir culpado e envergonhado por isso, talvez seja hora de procurar ajuda profissional. Se sua empresa dispõe desse recurso, converse com o psicólogo da empresa ou então procure auxílio externo. Não deixe que isso se torne crônico, pois o excesso de atividades deixadas para trás podem justificar seu desligamento da empresa ou o cancelamento de um contrato por parte de um cliente.

Fique atento e não permita que esse problema torne-se grave, prejudicando sua carreira.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Anonymous

    >Muito bom Aline!

    Abraco,

    tati.

  2. Vanessa Alkmim

    >Ótimo texto, Aline.
    Acabei de deixar um link no post de sexta-feira passada sobre um especial da Você S/A que chama "Você com + tempo": http://www.vocecommaistempo.com.br/
    Lá conseguimos várias dicar de como planejar melhor o nosso tempo e evitar que situações como você citou aconteçam com frequência.
    Vale muito a pena conferir as dicas.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim

  3. Aline Roque

    >Ótimo complemento Vanessa. Obrigada!

  4. Priscila Stuani

    >Interessante Aline, as coisas começam com itens pequenos, quando nos damos conta, deixamos muitas coisas para depois… E esse depois nunca chega.
    Ótima chamada de atenção!