Procrastinação: Você sofre desse mal?

O tema de hoje causa improdutividade é um fenômeno que faz parte da natureza humana e provoca “potencial desperdiçado no ambiente de trabalho”. Apesar de fazer parte da natureza humana, procrastinar, ou seja, adiar as atividades no trabalho, só é problema quando se torna um hábito, até porque, acabamos acumulando demais, e muita coisa vai deixar de ser realizada.

ATITUDE DE ADIAR AS TAREFAS ESTÁ LIGADA AO TRABALHO E A VIDA PESSOAL?

O interessante, e acredito que você já deve ter pensado nisto, é que normalmente adiamos tanto atividades do trabalho como as pessoais. É o que diz uma pesquisa divulgada pela consultoria Triad Productivity Solutions, sobre o que as pessoas mais adiam no dia a dia e 97,4% dos participantes admitem postergar tarefas da rotina com regularidade, sendo que 13% deixam atividades de trabalho para depois, mais de um quarto atrasa tarefas pessoais, e seis em cada dez entrevistados no estudo atrasam ações de ambos os tipos. Observando esses dados, fica bem claro que adiamos tudo que podemos e o que não podemos também. Por exemplo, acredito que todos temos algum amigo que faz isto com telefone: eles dizem: “te retorno em cinco minutinhos” (no diminutivo mesmo), esses cinco, se transforma em dez, meia hora… ou seja, fazemos isto no automático, sem perceber.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTE COMPORTAMENTO TÃO COMUM?

As causas são as mais variadas possíveis, vou citar as principais pesquisadas:

  • Complexidade da tarefa;
  • Necessidade de um longo tempo para executá-la;
  • Ter outras atribuições, desorganização;
  • Falta de prazer com a atividade e preguiça são fatores que levam as pessoas à dispersão.

Não podemos esquecer dos vilões da produtividade, a internet seus atrativos têm destaque. “Redes sociais e e-mails, WhatsApp, e outros comunicadores instantâneos, jogos e sites de conteúdo sem relação com o trabalho trazem interrupções frequentes e desconcentração, não esquecendo do famoso Pokemon Go.

COMO A PROCRASTINAÇÃO INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA?

38% dos pesquisados pela consultoria Triad Productivity Solutions foram gestores e eles apontaram alguns pontos como: atrasos, aumento de horas extras, prazos e custos, além de estresse e insatisfação das equipes. Só não interfere positivamente, o restante acontece.

EXISTE ALGUM MÉTODO PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DO POTENCIAL NO TRABALHO?

Não um método, como costumamos dizer “uma receita de bolo”, porém existem algumas práticas já testadas por alguns consultores e por mim. Em primeiro lugar conhecer e planejar a execução de suas atividades na organização, para isto muitos usam o famoso método PDCA (sigla em inglês que significa — planejar, executar, verificar, agir), o gestor, por exemplo, pode dividir cada etapa deste método por equipe, departamento ou pessoa, vai depender do tipo de negócio que a empresa desenvolve. Digo mais, não adianta ter um método e não ter controle, ou seja, não acompanhar/supervisionar o andamento do time.

E você, como tem usado o seu tempo atualmente?

No site da TriadePS, empresa realizadora da pesquisa e focada no desenvolvimento de novas práticas e teorias sobre o tema da administração do tempo, você pode fazer um teste e descobrir qual seu perfil de utilização de tempo e como entrar no perfil de Alta Produtividade.

Se você está nesta situação de procrastinação, deixo uma reflexão: o que se ganha em desperdiçar seu potencial? É hora de maximizar sua competência.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply