Atuantes ou futuros profissionais de marketing têm, em face das mudanças constantes que a área vem sofrendo, a inquietação de tentar compreender o que o mercado espera do indivíduo que se atreva a traçar carreira na área de marketing. Bem, vamos tentar dar uma dica analisando o perfil exigido do curriculum vitae do profissional desde 2009 até 2014.
Experiência profissional em diversas áreas era o que se esperava em 2009, o mercado procurava um profissional que tivesse começado de baixo e pudesse oferecer experiência multidisciplinar e internacional, lembrando que o mercado enfrentava a crise de 2008. Logo depois, a formação teórica básica e multidisciplinar chamava a atenção, o mercado buscava um profissional com experiência e ênfase nas disciplinas de humanidades como psicologia ou antropologia. A disposição para o aprendizado constante e contínuo fazia-se fundamental.
Já em 2011, o mercado lidava com a necessidade premente advinda do universo digital de profissionais com conhecimento nessa área numa formação que permitisse um indivíduo capaz de equilibrar o aspecto financeiro, com foco em resultados, e novas oportunidades em comunicação e na área digital. Depois, com a ascensão da preocupação com sustentabilidade e responsabilidade social, cursos de curta duração na área passaram a ser um diferencial no currículum. Conhecer psicologia, sociologia, antropologia, filosofia ou história forneciam ao indivíduo o status de alguém capaz de compreender o comportamento de consumo.
Parece uma loucura pensar que todas essas nuances se sucederam em pouco mais de cinco anos, não é? Então, como preparar-se hoje para esta carreira?
1- boa formação relevante na área;
2- compreensão e ação baseadas em conceitos como resultados, eficiência, eficácia e valor;
3- conhecimento do comportamento do consumidor.
Essas são as expectativas do mercado hoje. Mas, como conseguir isso?
A formação relevante deve partir de uma dedicação séria à sua vida acadêmica, o que independe, até certo ponto, da universidade em que você se formou ou está se formando. Resultados, eficiência, eficácia e valor devem ser demonstrados colecionando seus sucessos (em um bom portfólio de trabalhos) e expondo também seu aprendizado com seus fracassos.
Conhecimento do comportamento do consumidor, com a disposição de sair à campo para aprender mais e sempre.
Hoje o mercado está aberto àquele profissional que abre campos de trabalho em áreas tão distintas quando o poder público, hospitais ou operadoras de telefonia. É na amplitude de seu conhecimento e expertises, sucessos e aprendizados que o mercado vai enxergar o seu diferencial como profissional de marketing. E que, cá entre nós, continua sendo uma carreira fascinante.
Priscila Stuani
Querida Professora Nanci!
Seja muito bem-vinda ao Projeto e começou a sua participação com esse artigo inspirador, hein!
Os tres itens que você mencionou são fundamentais e merecem muita atenção mesmo.
1- boa formação relevante na área;
2- compreensão e ação baseadas em conceitos como resultados, eficiência, eficácia e valor;
3- conhecimento do comportamento do consumidor.
Marketing é a uma arte, a arte da observação para captar informação e transformar isso em valor ao cliente :)
Super abraço!
Nanci Maziero Trevisan
Obrigada Prisicila…faremos o nosso melhor.
Rafael
Faço as palavras da Priscila as minhas!
Excelente artigo…
Nanci Maziero Trevisan
Obrigada Rafael…
Alessandra Alkmim
Parabéns pelo post Nanci! Belas dicas que servem como bússola para nosso crescimento profissional!
“É na amplitude de seu conhecimento e expertises, sucessos e aprendizados que o mercado vai enxergar o seu diferencial como profissional de marketing”. Muito bom!
Nanci Maziero Trevisan
Obrigada Alessandra…logo tem mais. Abçs