O profissional de marketing dos sonhos

profissional de marketing

Em outro artigo publicado aqui no blog destaquei a importância do profissional de marketing ser multidisciplinar, autodidata, gestor, analista dentre outras especialidades. Hoje volto ao assunto para reforçar que as empresas estão com dificuldades para encontrar esses profissionais.

No mundo corporativo a regra do jogo é gerar resultados e superar metas. Nessa realidade sai ganhando quem tem mais competências para se destacar e superar os objetivos traçados.

A habilidade de transformar informações primárias em insights é um grande diferencial para esse tipo de profissional. A informação está disponível para todos e o grande desafio é saber o que fazer com esse volume enorme de informação, existem técnicas para desenvolver essa habilidade.  Por isso, o profissional de marketing deve saber transformar dados de pesquisas, análises de mercados em insights, assim se destacará em relação aos outros profissionais.

Gestão de pessoas, já se colocou no lugar do outro hoje? Uma boa maneira de liderar é servir, toda equipe, todo time precisa de alguém para servir. E para o profissional de marketing as habilidades com pessoas são um grande diferencial na hora de lidar com fornecedores e clientes internos. Muitas das vezes profissionais com esse tipo de deficiência tem dificuldade de entender o cliente por não conseguir se relacionar com ele ou com alguém que esteja na linha de frente. Por isso, é importante desenvolver essa habilidade.

Estamos em um cenário onde precisamos entender as pessoas para nos relacionarmos bem com elas, mas precisamos entender mais ainda de robôs, computadores e canais de comunicações como rede sociais, plataformas de chats online, porque a cada dia estamos mais nos relacionando apenas por essas ferramentas.

Para finalizar defendo que deveria estar na grade das escolas desde o ensino fundamental.  A análise do retorno financeiro, em todas as empresas em que trabalhei até hoje o marketing ainda é visto como custo. Inclusive em análises de resultados contábeis entra como custa da venda.

Por isso, é fundamental que o profissional de marketing conheça o mínimo de contabilidade, matemática financeira, mercado de capitais e outros indicadores financeiros.  Assim será possível fazer corretamente as análises de retorno das campanhas, calcular o custo do lead, entre outras análises importantes para o sucesso do planejamento estratégico.

Mas e aí você está preparado, topa o desafio?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comments

  1. Muito bom João!

    O seu artigo expressa muito bem a complexidade que nos rodeia!

    É comum pensarmos quando estamos na faculdade sobre determinada matéria que será inútil, como por exemplo “aula de investimento e aplicações, para que isso? Nunca vou precisar…” Ledo engano… E como precisamos! De tudo!!!

    • João Reis

      Priscila Stuani, na faculdade é bem comum sim, mas a reflexão que fiz recentemente no MBA que estou finalizando, onde a turma é 90% de engenheiros é: porque não prestei mais atenção nas equações de segundo grau enquanto não precisa trabalhar e não tinha tantas outras preocupações.
      Na verdade é que os projetos de marketing são muito subjetivos para determinadas pessoas, e se o profissional de marketing não tiver conhecimento para se pautar em números seus argumentos nunca serão sólidos o suficiente para a diretoria.

  2. João
    Mais uma vez parabéns pela abordagem.
    Ótimo artigo, estamos debatendo ele no Núcleo LinkedIn.
    Grande Abraço

    • João Reis

      Olá Mateus Rosa, vou passar lá pelo LinkedIn para participar do debate.
      Obrigado vou tentar manter sempre este foco da realidade do mercado.

  3. Eliane Lages

    Excelente post, João!

    Espero que os profissionais de comunicação e marketing aproveitem suas dicas para crescer cada vez mais na carreira.

    Abraços, Eliane.