A importância de incentivar promotores de merchandising na conquista de pontos extras

merchandising

Olá! Tudo bem pessoal? Como mencionado no artigo anterior, hoje falarei sobre campanhas de incentivo para promotores de merchandising.

Antes, segue resposta para a pergunta feita no artigo anterior: “Você sabia que os supermercados não permitem duas orelhas em volta de uma ponta de gôndola? Quem sabe o motivo?”

O principal motivo está em favorecer ao shopper, uma melhor mobilidade entre os corredores. Assim, ele circula com maior tranqüilidade e não é afetado visualmente com tantas informações. Então, ele para, analisa rapidamente e efetua a compra.

A maioria das indústrias possui promotores de merchandising em seu quadro de colaboradores. Sejam eles próprios, terceirizados ou compartilhados, seu principal objetivo de trabalho é, além de repor os produtos nas gôndolas, conquistar espaços extras no varejo, com foco no sell out.

E como a “guerra é declarada” e manda quem pode, muitas indústrias pagam por espaços fixos. Já para as que podem mas não querem ou não podem e nem poderão, ativar sua equipe de merchandising com campanhas de incentivo é uma boa saída na conquista de pontos extras por relacionamento.

Estes pontos extras foram mencionados em meu artigo do mês passado: ilhas, terminais refrigerados, orelhas, pontas de gôndola, check stand, ilhotas e cross merchandising.

Qualquer espaço conseguido para expor o produto está valendo e cada ponto extra vale um ponto, vale um dinheiro, vale uma posição no ranking, vale uma troca de prêmios, vale uma folga no dia do aniversário, vale um passeio com a família para um lugar legal, vale um jantar romântico, vale tudo hehehe.

Enfim, motivar a equipe de merchandising é o objetivo e cada indústria escolherá, a partir de seu budget, a melhor maneira de incentivar e controlar estas campanhas de incentivo.

Não abordarei aqui como elaborar uma campanha de incentivo para a equipe de promotores, pois informação custa caro – hehe – e como dito acima, cada Instituição elaborará a partir de seu orçamento. Mas com os exemplos acima, fica fácil.

Planejamento, execução e criatividade fazem parte do pacote na hora de construir uma boa campanha de incentivo. E que fique claro: a campanha precisa motivar e não desmotivar sua equipe.

Metas de pontos extras inalcançáveis, envio de fotos cheio de regras desnecessárias, campanha longa demais sem uma ação “turbo”, prêmios sem valor sentimental ou necessidade e um acompanhamento diário da campanha por parte do gestor de trade marketing, promovem o descrédito da equipe e o não engajamento e insucesso.

Grande abraço e até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.