A maioria das pequenas e médias empresas não possuem Departamento de Comunicação Interna ou de Marketing. Ao contrário do que se pensa, a iniciativa de criação do Departamento nem sempre vem de dentro. Como 99% destas empresas são familiares, elas são marcadas por alto grau de informalidade e a diretoria não reconhece a necessidade de implantação deste Departamento até que se prove o retorno que ele pode dar. Existe ainda a dificuldade em se comprovar e comprometer com o retorno deste investimento, que pode parecer invisível e sutil demais para o Departamento Financeiro da empresa no curto prazo, o responsável por dar a última palavra no momento de aceite da proposta de implantação.

Apesar dos pesares, existe saída
No nosso caso, nos propusemos a buscar uma conversa com o Diretor Executivo da empresa quando esta ainda oferecia apenas uma vaga para estagiário da área, na ilusão de que seria o suficiente. Naquele momento a empresa era atendida por uma ótima agência, que nem sempre entregava o que a empresa precisava porque sentia a necessidade de alguém que falasse a linguagem da empresa e repassasse com clareza os objetivos das ações (os famosos brienfings).

A proposta
Passamos então às pesquisas de mercado. Buscamos, mesmo de fora, entender os clientes da empresa que pertencem a um nicho muito específico, buscamos as alternativas e os modelos de negócio no mesmo nicho em outros lugares do mundo. Pensamos na estratégia, elaboramos um pequeno plano, nos preparamos, e só então marcamos uma entrevista. Preparação é tudo neste momento delicado, já que milhões de perguntas virão. Depois de várias entrevistas e conversas com os diretores de várias áreas da empresa (paciência, você precisará repetir as estratégias e ferramentas muitas vezes e de formas diferentes, de acordo com a formação e a experiência do seu interlocutor). Convencemos uma troca de investimento, primeiro faríamos tudo internamente, o investimento da agência seria feito internamente, para num segundo momento ser reiterado. E assim começamos o Departamento composto pela gerente e dois estagiários (um Design gráfico e outro responsável pela produção).

Determinação, dedicação e muita paciência
Implantar um Departamento é a saída para muitos profissionais da nossa área e uma oportunidade para o alto contingente de pessoas que saem das faculdades de Design, Comunicação e Marketing, mas não se iluda. Você vai precisar de muita determinação, dedicação e paciência. Precisará lembrar-se todos os dias de onde se propôs chegar e de que sabia que não seria fácil e que não está sozinho nessa empreitada.


FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Jéssica Collucci

    >Dedicação, determinação e muita paciência são essenciais nesse início. Já tive a oportunidade de trabalhar em um departamento de marketing que ainda estava sendo implantando, tinha apenas dois anos de vida. A empresa também era familiar e a maior dificuldade era sem dúvidas ultrapassar as barreiras ainda impostas pela diretoria, que muitas vezes julgava o marketing desnecessário. É um grande desafio, porém muito recompensador, quando o departamento é novo as oportunidades e caminhos são inúmeros e o aprendizado diário maior ainda. O importante é não desistir e mostrar os resultados na linguagem da diretoria.


    pensamentocompulsivo.blogspot.com
    jessicacollucci.blogspot.com

    • Diego

      Ainda bem que existem as métricas. Daí não tem teimosia que vá contra resultados medidos :)

  2. Guilherme

    Estou passando exatamente por essa situação. Fui contratado recém formado para dar inicio a uma área de marketing numa empresa de pequeno porte. Estou na fase inicial, analisando processos a serem melhorados e fazendo pesquisas com as ferramentas escassas que tenho pra direcionar a estruturação da área. é um processo muitas vezes vago que me deixa confuso sobre o que fazer. Pra piorar existe essa imensa resistência por parte da diretoria e essa noção de que é um “trabalho simples”. Estou tentando manter o foco e a paciência sempre mas sinto muita falta de poder trocar experiencias com outros profissionais com experiencias semelhantes. Ficaria agradecido se me escrevesse. Obrigado
    Abraço e ótimo texto

    -1
  3. Alberto Junio

    Olá boa noite, o texto é ótimo e me identifico muito com a proposta e também dos comentários, trabalho em uma empresa de internet como marketing, nesta empresa eu sou designer, responsável pela produção e cuido da parte de mídias digitais, bom se você faz tudo, em algum momento algo vai dar errado e vai prejudicar sua forma de gestão, poderia me orientar como proceder?
    Gostaria de saber também se a divulgação em geral de rua, faz parte ou é independente de um setor de marketing. Agradeço a atenção e meus parabéns pelo blog.