Proteja o maior bem da empresa: a marca!

A constituição de uma empresa envolve muitos detalhes e o empreendedor não atenta-se muita das vezes à proteção da marca, talvez porque ache pouco importante ou urgente para aquele momento. Por falta da cultura de zelar pelos ativos intelectuais, o setor empresarial brasileiro esbarra em ações judiciais que podem ser evitadas.

O início de um negócio envolve duas polaridades de sentimentos. Ao mesmo tempo que existe o ritmo acelerado e cansativo devido à tantas ações necessárias para que tudo caminhe, tem-se um grande entusiasmo e energia para esta fase inicial. O fato é que acham pouco importante o maior bem da empresa, que é a marca. O registro e proteção dela fica para segundo, terceiro plano ou talvez nem aconteça.

Com a empresa em plena atividade e a necessidade de potencializar as vendas, o gestor resolve contratar soluções em marketing para desenvolver estratégias que apoiem o setor comercial. Mais uma vez esquece da proteção distintiva e exclusiva que deveria abarcar sua marca.

Devido ao bom trabalho do marketing aliado à publicidade, a empresa fica mais conhecida e começa a aparecer efetivamente no mercado. Agora vemos um problema, ou alguém uma hora vai registrar primeiro ou já registrou e vai expedir uma notificação para que o uso da marca não continue ocorrendo.

Depois de todo o esforço e investimento em propaganda, o responsável pela empresa terá que começar do ponto inicial. Muda-se tudo: o nome, identidade visual, documentos entre outras burocracias. O nome que já estava conquistando espaço e que tanto consumiu atenção e dinheiro é de outro.

Já vi alguns casos parecidos, e não deixe ocorrer com você. Isso é válido tanto para a marca da empresa quanto para produtos.

Segundo o IBGE, mais de 1 milhão de empresas nascem por ano, no entanto, pouco mais de 15% desse número (150 mil) pedem o registro de sua marca.

Você, empresário, procure o INPI, e se tem dúvidas quanto ao protocolo de marcas, procure uma empresa ou profissional idôneo que lhe ajudará a assegurar o direito de uso da marca. Não invista esforços em uma marca que poderá perder amanhã. Faça a pesquisa antes de abrir efetivamente a empresa ou lançar o produto.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Daniela

    Ótimo texto.
    Parabéns!