Olá! Tudo bem? Pesquisando sobre marcas para uma pesquisa de trabalho, encontrei um estudo bem interessante sobre o comportamento do consumidor em relação às suas marcas preferidas. Você sabia que nem sempre uma marca preferida é uma marca consumida?
O estudo realizado pela agência global de Ioyalty do Collinson Group, revelou que grande parte dos consumidores brasileiros está menos comprometido com suas marcas e apenas 10% deles se mantêm fiéis às marcas.
No Brasil, foram entrevistadas 756 pessoas, um número pequeno pelo total de consumidores do país; porém, serve de amostragem para nós, profissionais de Marketing, refletirmos sobre o que estamos proporcionando de experiência e recompensas a nossos consumidores (fiéis ou não).
A pesquisa avaliou a experiência destes consumidores com amigos, namorados e cônjuges, bem como seu relacionamento com as marcas, utilizando sete critérios de relacionamento:
- reconhecimento,
- recompensas,
- reciprocidade,
- confiabilidade,
- respeito,
- confiança e
- comunicação.
Para saber sobre a pesquisa divulgada no site e-commerce Brasil e entender mais sobre os critérios e resultados, entre aqui.
Os critérios que mais me chamaram a atenção deste estudo foram: comunicação, recompensas, respeito e confiança, já que nós, profissionais de Trade Marketing, estamos sempre buscando junto ao nosso time comercial e clientes varejistas, ferramentas de melhorias nas relações de consumo no varejo.
Alguns pontos para reflexão:
A Comunicação no varejo é muito importante para o processo de decisão de compra. Em uma mesma gôndola, o consumidor encontrará no mínimo 5 marcas de café e terá que decidir entre uma (ou nenhuma) baseando-se em fatores como lealdade, experiências passadas, preço, impacto social, promoção, como exemplos.
Programas de recompensas são aceitos pelos consumidores, porém nem todos conseguem resgatar algum prêmio, passando a desacreditar no mesmo. Recompensas acessíveis por falar da sua marca para outra pessoa e por consumi-la, propagaria ainda mais o interessante por determinada marca, como segmento de cervejas artesanais, como exemplo.
Uma marca que respeita seu consumidor com atitudes sustentáveis, promocionais em packs para degustação de produtos, preços justos e claro, um serviço de atendimento ao consumidor ágil, eficaz e gentil, traria mais lealdade nas relações de consumo de telefonia celular, como exemplo.
Estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca é assegurar a qualidade dos produtos desde a compra da matéria prima até a venda no varejista.
- Enfim, a partir desta pesquisa, quais são suas 5 marcas preferidas no varejo?
- Você já deixou de consumi-las por algum critério listado na pesquisa?
- Você é um consumidor leal às marcas?
Boa reflexão! Abraço!