Quais são suas 5 marcas preferidas no varejo, consumidor?

Olá! Tudo bem? Pesquisando sobre marcas para uma pesquisa de trabalho, encontrei um estudo bem interessante sobre o comportamento do consumidor em relação às suas marcas preferidas. Você sabia que nem sempre uma marca preferida é uma marca consumida?

O estudo realizado pela agência global de Ioyalty do Collinson Group, revelou que grande parte dos consumidores brasileiros está menos comprometido com suas marcas e apenas 10% deles se mantêm fiéis às marcas.

No Brasil, foram entrevistadas 756 pessoas, um número pequeno pelo total de consumidores do país; porém, serve de amostragem para nós, profissionais de Marketing, refletirmos sobre o que estamos proporcionando de experiência e recompensas a nossos consumidores (fiéis ou não).

A pesquisa avaliou a experiência destes consumidores com amigos, namorados e cônjuges, bem como seu relacionamento com as marcas, utilizando sete critérios de relacionamento:

  • reconhecimento,
  • recompensas,
  • reciprocidade,
  • confiabilidade,
  • respeito,
  • confiança e
  • comunicação.

Para saber sobre a pesquisa divulgada no site e-commerce Brasil e entender mais sobre os critérios e resultados, entre aqui.

Os critérios que mais me chamaram a atenção deste estudo foram: comunicação, recompensas, respeito e confiança, já que nós, profissionais de Trade Marketing, estamos sempre buscando junto ao nosso time comercial e clientes varejistas, ferramentas de melhorias nas relações de consumo no varejo.

Alguns pontos para reflexão:

A Comunicação no varejo é muito importante para o processo de decisão de compra. Em uma mesma gôndola, o consumidor encontrará no mínimo 5 marcas de café e terá que decidir entre uma (ou nenhuma) baseando-se em fatores como lealdade, experiências passadas, preço, impacto social, promoção, como exemplos.

Programas de recompensas são aceitos pelos consumidores, porém nem todos conseguem resgatar algum prêmio, passando a desacreditar no mesmo. Recompensas acessíveis por falar da sua marca para outra pessoa e por consumi-la, propagaria ainda mais o interessante por determinada marca, como segmento de cervejas artesanais, como exemplo.

Uma marca que respeita seu consumidor com atitudes sustentáveis, promocionais em packs para degustação de produtos, preços justos e claro, um serviço de atendimento ao consumidor ágil, eficaz e gentil, traria mais lealdade nas relações de consumo de telefonia celular, como exemplo.

Estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e marca é assegurar a qualidade dos produtos desde a compra da matéria prima até a venda no varejista.

  • Enfim, a partir desta pesquisa, quais são suas 5 marcas preferidas no varejo?
  • Você já deixou de consumi-las por algum critério listado na pesquisa?
  • Você é um consumidor leal às marcas?

Boa reflexão! Abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.