Qual a importância da Comunicação Corporativa para as empresas?

 comunicacao corporativa

A Comunicação Corporativa é responsável pela reputação da empresa. Esse gerenciamento é feito através da propaganda corporativa positiva que se faz por meio da comunicação interna e externa, do bom relacionamento com a mídia, com o governo e investidores, práticas de responsabilidade social e gestão de crises.

Para que a comunicação se torne uma ferramenta eficiente é preciso um planejamento estruturado, capaz de aliar a estratégia corporativa com a estratégia de comunicação, a fim de que se alcance os objetivos previamente estabelecidos pela empresa. É importante, contudo, estruturar ações de comunicação ao público (interno e externo) de forma atenta a missão e valores definidos e defendidos pela empresa para o público a quem dirige sua mensagem.

Público Interno X Público Externo

Público Interno é constituído pelos funcionários da empresa, parceiros e prestadores de serviço. Como forma de interação e motivação dos mesmos, deve ser feito todos os tipos de eventos, fomentando a participação dos colaboradores de modo a dar mais ânimo e vontade de produzir. Os meios de divulgação dos eventos internos podem ser:

  • Comunicados por e-mails.
  • Quadro de avisos.
  • Jornais – impressos e/ou online.
  • Intranet.
  • Palestras internas.
  • Workshops.
  • Cursos de capacitação profissional.

 Além dos eventos internos, deve-se ter em mente a criação de um Plano de Organização da Comunicação Interna. Esse plano deve seguir uma direção clara e contemplar a coordenação dos processos, estabelecendo a estrutura de trabalho, deixar explícito quem é o responsável por cada função dentro da empresa, definir os orçamentos, cronogramas e fazer a criação de benchmark para a mensuração dos resultados. Dessa forma, o que se busca é dar maior visibilidade, através do orçamento disponível, às mídias e as mensagens.

A comunicação para o Público externo deve ser planejada e estruturada pela Área de Comunicação da empresa. O setor é responsável pela elaboração dos Press-releases (documentos redigidos em forma de notícias), Press-kits (conjunto de documentos, folhetos, reunidos numa pasta) desenvolvidos para jornalistas e que serve de suporte aos diretores da empresa.

Outras atividades organizadas pelo setor de comunicação e direcionadas ao público externo:

  • Participação em eventos sociais.
  • Participações da empresa em todos os âmbitos do mercado.
  • Padronização e divulgação da imagem positiva da empresa.
  • Contato com consultoria de relações públicas, caso a empresa tenha.

Comunicação X Marketing

A Área de Comunicação não substitui a Área de Marketing. Afinal, estas áreas trabalham juntas com foco em produtos, clientes, vendas e imagem da empresa. O profissional responsável pela comunicação corporativa deve, sempre que possível, e se fizer necessário, facilitar a integração com os demais setores da empresa, priorizando a questão da ética e da confidencialidade empresarial.

Cabe ao profissional com formação em Marketing, Comunicação Social e áreas correlatas a missão de viabilizar a comunicação da empresa junto aos seus públicos.

Como acontece a comunicação nas empresas:

  • Empresa de pequeno porte.

O funcionário sabe desde o primeiro dia de trabalho a quem reportar o relatório.

  • Empresa de médio porte.

Dois ou três funcionários são suficientes. Manter um no setor é essencial para suporte dos demais e para haver “backup” das informações.

  • Empresa de grande porte.

Possuem vários níveis de hierarquia. Podendo conter departamentos, subdepartamentos, diretores, supervisores, líder de equipe. A comunicação interna acaba sendo mais lenta, se comparado às empresas de médio e pequeno porte. Possui um departamento de comunicação interna e outro externo.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.