Qual a importância da internet das coisas (IoT) no mundo do Agronegócio?

Inconscientemente, conciliamos a tecnologia à imagem do meio urbano e não atentamos ao que a internet das coisas (IoT) pode fazer para a agricultura. Existem várias soluções já implantadas e surgirão muitas outras no futuro próximo.

A evolução tecnológica e inteligente toma conta cada vez mais de tudo que nos cerca, seja na cidade, no campo ou nos lares. Estamos cercados de experimentos e aplicações tecnológicas dispostas a conectar sistemas e componentes, a fim de gerar soluções mais assertivas e em tempo hábil.

O agronegócio é um setor em destaque beneficiado pela tecnologia inteligente e podemos perceber através de integração de sistemas e dispositivos, que geram informações para tomada de decisões e controle envolvendo plantio e criação de gado. Todo o processo de recursos proporciona soluções que favorecem a sustentabilidade, resultando benefícios para o produtor e todos os demais envolvidos nesta cadeia produtiva.

Confira o link de um vídeo descontraído da Siemens sobre o tema:

Outro vídeo relata a inovação de uma empresa fornecedora do setor:

 

O Brasil é um país desfavorecido para esse avanço quando o assunto é a capacidade de transmissão e custo. Estamos distantes da qualidade e abrangência necessária, sem falar no valor cobrado que é absurdo. Há muito o que melhorar e temos que saber exigir os avanços necessários.

Para caminharmos mais rápido, o serviço oferecido de comunicação vai ter que passar por mudanças significantes e colaborar com tudo que está sendo proposto por muitos que estão neste momento estudando arduamente para levar o melhor resultado para o mercado. Outro limitador é a cultura dos produtores brasileiros, muitos deles resistentes à modernidade.

É importante que as marcas criem algo que seja compatível com plataformas e dispositivos de outras marcas. A ideia não é mais monopolizar e restringir mas, sim, levar soluções que possam interligarem a uma criação do concorrente em prol do benefício comum.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.