Quem nunca disse que esta ou aquela pessoa não tem personalidade ou é, totalmente, desinteressante?
A personalidade é uma marca registrada, que faz com que sejamos reconhecíveis. Por esta razão ter personalidade é igualmente útil e fundamental às marcas.
A personalidade de uma marca está associada a características humanas. Psicólogos de consumo comprovaram que pessoas muitas vezes tratam objetos como se fossem humanos. Imagine então quando as marcas são tratadas como pessoas? Isso é fantástico! É a maior expressão de humanização da marca.
Os famosos bichinhos e personagens não são criados aleatoriamente, a grande maioria tem uma concepção por trás da sua personalidade, com o tipo de relacionamento que uma marca quer construir junto aos seus consumidores. Quem não se lembra da campanha de sucesso dos bichinhos da empresa Parmalat? O coelhinho incansável da Enerziger, o forte e ágil fofinho Bibendum da Michelin ou até mesmo o esportivo e saudável Tigre Tony, da Kellogg’s.
Marcas que possuem uma personalidade própria definida estão sempre em vantagem em relação aos seus concorrentes. A personalidade destaca e comunica, gera uma diferenciação no mercado, fortalecendo o brand equity e a construção sólida de uma marca.
Algumas características de personalidades são mais representativas, como por exemplo:
– Sincera – Divertida
– Honesta – Inovadora
– Amigável – Competente
– Empolgante – Confiável
– Sofisticada – Autêntica
Não sabe por onde começar a definir sua personalidade de marca? Pergunte aos clientes e colaboradores como eles descreveriam a marca, caso fosse uma pessoa. O resultado pode ser revelador.
A personalidade precisa ser criada e apoiada por um trabalho estratégico de gestão de marcas. O posicionamento precisa estar muito bem definido e alinhado, para existir uma simbiose entre ambos. É um diferencial competitivo de extrema valia, dando mais visibilidade, diferenciação e, acima de tudo, fidelidade para a sua marca.
Marcas com personalidade próprias são dificilmente copiadas. Diferencie sua marca da concorrência e conquiste consumidores. Como disse o estrategista de marcas Scott Talgo: “Uma marca que captura sua mente ganha comportamento. Uma marca que captura seu coração ganha comprometimento”.
Boa sorte e um grande abraço!