Qual a importância da Aceleradora de Startup?

Nos posts anteriores, abordei o conceito de Startup, sua constituição jurídica e o perfil dos profissionais envolvidos nesse tipo de empreendimento. Hoje, apresento um sócio da Startup, tão importante quanto os sócios, tal qual o conhecemos: a Aceleradora de Startup. Mas, será que elas são realmente importantes? Confira neste post!

Aceleradoras de Startups

Aceleradoras de Startups

Hoje em dia é muito comum os profissionais migrarem para Startups. Mas, como todo novo negócio, ele precisa de certos “empurrões” no começo de sua vida. Dessa forma, entra em cena, as aceleradoras de Startups.

Acelerar Startup é uma atividade relativamente nova no mercado e foi criada para auxiliar startups a se consolidarem no mercado, se manterem e obterem lucratividade. As dúvidas sobre como impulsionar este tipo de negócio somadas às múltiplas tarefas dos gestores que atuam nestes empreendimentos fez surgir a necessidade de uma aceleradora, que tem como principal função ligar a Startup aos players do mercado em que está inserida, criar parcerias, ampliar networking e criar conexões precisas.

Antes de decidir qual aceleradora contratar é preciso se perguntar: em que estágio se encontra o empreendimento?

Esse tipo de análise é importante porque mostra o estado de maturação com protótipo e clientes, e se está em nível de aceleração ou não.

Mas, afinal, como escolher uma Aceleradora?

Os empreendedores devem sentir empatia pela aceleradora, pois será uma nova sócia no empreendimento. Diante disso, selecionamos algumas dicas importantes na hora da escolha:

  1. Pesquise sobre o programa da Aceleradora;
  2. Descubra quem são seus mentores;
  3. Avalie a participação da Aceleradora no mercado;
  4. Veja a estrutura da Aceleradora;
  5. Mantenha um relacionamento com os CEOS de outras Startups;
  6. Verifique qual Aceleradora apresenta mais experiência no setor em que você deseja atuar, seja através do histórico de Startups aceleradas ou pelo corpo de mentores capacitados, comprovadamente;
  7. Analise se possui networking no mercado nacional e internacional. Se ajudam a alavancar o modelo de negócio e apoia a Startup no processo de captação futura, mas não cobre 100% do capital inicial que investidores anjo cobrem;
  8. Submeta o projeto ao número máximo de aceleradoras que puder, seja nacional ou internacional. O feedback recebido impactará sobre qual a melhor escolha para o seu projeto;
  9. Por último, não menos importante, verifique a proximidade geográfica com a maioria do time da Startup e a consciência do trabalho remoto (home office). Com exceção de grandes centros de venture capital, o ideal é gastar menos e não ter que morar, mesmo que temporariamente, em outra cidade para vivenciar o dia a dia da Aceleradora.
  10. Após levar em conta todos os pontos, o próximo passo é conhecer as melhores aceleradoras nacionais e internacionais.

Segundo o site Anjos do Brasil, existem as seguintes Aceleradoras/Incubadoras, dentre as quais destacamos as cinco consideradas de maior relevância no estado paulista e mineiro:

  1. Associação Campinas Startups – Localizada em Campinas – SP.
  2. Coworking Offices – Localizado na Vila Olímpia em São Paulo – SP.
  3. CWK Coworking – Localizado em Belo Horizonte – MG e em São Paulo/SP.
  4. Desk Coworking – Localizado em Belo Horizonte – MG (desconto de 15% para afiliados da Anjos do Brasil)
  5. Elo Coworking – Localizado em Belo Horizonte – MG (consulte descontos para afiliados da Anjos do Brasil)
  6. Espaço Conceito – Localizado em Pinheiros – São Paulo – SP (desconto de 10% para afiliados da Anjos do Brasil)
  7. Guajajaras – Localizado em Belo Horizonte – MG.
  8. Hub Coworking – Localizado em Belo Horizonte – MG.
  9. Natheia – Localizado no Jabaquara – São Paulo – SP.
  10. Oficina Coworking – Localizado nos Jardins – São Paulo – SP.

A listagem completa, com todas as Aceleradoras e Incubadoras do território nacional, podem ser acessadas no site da Anjos do Brasil.

Espero ter ajudado a elucidar um pouco mais sobre o assunto de Startup e seus Aceleradores, colocando as informações relevantes para se tomar a melhor decisão. Até o próximo post.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.