Qual a importância das marcas?

marcas

As marcas já eram utilizadas antes da Revolução Industrial. Nas oficinas medievais, o artífice obrigatoriamente colocava o seu sinal nos produtos como ouro, prata e tecidos. Essa era um símbolo particular que se tornou a marca registrada do fabricante.

Hoje vivemos sob o domínio dos signos que nos seduzem ou nos repelem com a mensagem intrínseca em seu DNA. Nesse contexto, a marca de uma empresa ou produto é a síntese de seus valores e de todos os desejos, status e emoções que transmitem.

Mais do que um cartão de visitas, a marca é um elemento atemporal que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa. Porém, por mais contraditório que isso possa ser, uma marca também envelhece. E aqui, não se fala simplesmente de desaparecimento gradativo, mas em envelhecimento como sinônimo de desgaste.

A capacidade de absorção do consumidor é limitada, e a cada dia que passa, estamos sujeitos a um número maior de informações, das mais variadas formas e fontes. Nós aprendemos por cognição, percepção e repetição. Dessa forma, para acreditar em uma marca e percebê-la como familiar, é preciso estar exposto a ela muitas vezes, experimentá-la, ver seu símbolo (logo) tanto e a tal ponto que a marca e produto se confundam.

Os clientes têm pressa na satisfação de seus desejos, o que implica informá-los de maneira correta, rápida e objetiva. A marca representa a empresa visualmente, então, para entrar nessa batalha, é necessário ter bem definido o que a marca deseja transmitir, ou seja, quais as informações que ela agrega e o modo como ela se torna visível, transmitindo através das cores e do design, ocasião em que aparece, algo sobre a personalidade e benefícios do produto.

Em resumo, o ativo mais importante de uma empresa é a sua MARCA e seu valor é algo intangível. Se sua empresa possuir uma MARCA forte, as pessoas vão preferir seus produtos, pagar mais por eles, aceitar novos lançamentos, recomendá-los. Mais que isso, desejarão trabalhar nela e, principalmente, acreditarão em sua força e sua importância.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Boa noite.

    Fernanda parabéns pelo texto, muito claro e objetivo.

    Atenciosamente
    Wallace Siqueira

    • Fernanda Bonhôte

      Obrigada Wallace!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Fernanda

  2. Jose Alves Lins Junior

    Ótimo texto, Fernanda fico feliz por sua Dedicação a tantas coisas desenvolvidas por ti, suas Palavras são como uma musica ao ouvido claras e bem objetivas.