Quando a inteligência competitiva se faz uso de técnicas de geomarketing

Não vou contar nenhuma novidade se falar que devemos conhecer e monitorar a concorrência. Em qualquer setor de atividade isto é fato. O que acontece é que nem sempre levamos isto às últimas consequências.

As empresas geralmente conhecem seus concorrentes diretos, o que geralmente está relacionado com o mercado de atuação. Quando uma empresa expande e começa a atuar em novos mercados, geralmente lembram-se do concorrente do mercado que já conhecia. Mas vale conhecer também players importantes locais ou regionais que antes não incomodavam e aprender com eles, seja com os erros ou acertos.

E também que algum setor concorrente indireto, por razões externas venha a causar maior ou menor grau de concorrência. Algumas indústrias complementares ou adjacentes podem por ventura apresentar sobreposição. Um exemplo disso foi quando os supermercadistas passaram a atuar na área de venda de combustíveis e medicamentos, concorrendo com dois outros setores de atividade.

Também não vou contar nenhuma novidade ao falar sobre o monitoramento de ações de marketing entre os concorrentes diretos ou mesmo quando a equipe de Marketing  monitora indicadores como lembrança das marcas e preferências entre os consumidores.

O que poucos fazem é o acompanhamento sistemático de aberturas e fechamentos de lojas. Não somente no volume total de lojas de cada marca, mas também mercado a mercado, ponto a ponto. Entendendo as aberturas de pontos de venda dos concorrentes, acabamos entendendo um pouco da estratégia de expansão do concorrente. E isto pode ajudar a definir a própria estratégia de expansão. Não quer dizer seguir o concorrente, porque ele pode estar fazendo bobagens. Mas quando falamos no acompanhamento de um grupo de marcas, podemos entender uma tendência do setor.

A estratégia pode ser chegar antes do concorrente. Mas desbravar novos mercados tem seu preço e a inteligência competitiva contribui na análise dessas situações. A concorrência pode ser benéfica principalmente para o pequeno varejo e um exemplo disso são regiões especializadas como é o caso da Rua Teodoro Sampaio em São Paulo para lojas de móveis. Por outro lado, se a escolha é estar junto com a concorrência, prepare-se para se destacar e não ser somente mais um no meio de muitos.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Interessante Patricia, análise da concorrência é fundamental para o mercado em geral. E mais uma vez nota-se a importância do estudo de mercado, posionamento e qualidade competitiva.

    • Patricia Romancini

      Priscila

      A análise da concorrência é um dos pontos fundamentais para a construção da inteligência de mercado. E para esta análise o geomarketing tem muito a contribuir.

      Abs
      Patricia Romancini

  2. Mais um ótimo texto, Patrícia! Realmente as técnicas de geomarketing podem ajudar bastante…

    • Patricia Romancini

      Obrigada pelo comentário Vanessa e desculpe a demora na resposta.
      Espero contribuir com a divulgação do geomarketing nas minhas postagens.
      Abs
      Patricia Romancini

  3. Leandro Borges

    Patrícia, estou elaborando um trabalho em grupo sobre IC. Como posso manter contato com você para que possa contribuir para a construção do nosso trabalho?