Quanto minha empresa deve investir em Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma poderosa estratégia de marketing para atrair tráfego novo, criando a reputação da sua marca e ganhando mais vendas e conversões. Mas mesmo que você não esteja investindo de outra forma em outra mídia como Google Adwords, Facebook Add ou Sales Navigator (LInkedin), Pinterest, você ainda estará pagando pela estratégia que você usa, em termos de mão-de-obra e o tempo que sua empresa precisa investir.

Percebo que alguns empresários estão relutantes em investir qualquer coisa até que saibam que uma estratégia funcionará, o que leva a um ciclo perpétuo de não investimento. Outros não sabem o quanto é apropriado para investir e, portanto, não podem tomar uma decisão de investimento sobre se devem avançar ou não.

Então, quanto, exatamente, você deve investir no marketing de conteúdo?

Potencial de Investimento

Primeiro, dê uma olhada no potencial retorno de uma campanha de marketing de conteúdo para o seu negócio em termos de ROI total. É difícil avaliar isso com precisão, mas você pode calcular, em geral, os retornos do marketing de conteúdo em várias dimensões diferentes:

Visibilidade e autoridade da Marca: Publicar conteúdo em vários locais irá expor mais pessoas à sua marca. Seus leitores também irão vê-lo como uma autoridade maior, o que poderá gerar aumento de vendas e taxas de conversão. Isso é difícil de medir, mas ainda é uma consideração importante.

Atrair tráfego estratégico para seu site: Dependendo do que você faz com o seu conteúdo, você pode atrair tráfego novo através de SEO, mídias sociais, e-mail marketing ou outros canais.

Fidelização de clientes: Os clientes que gostam de seu conteúdo permanecerão em seu site mais tempo e visitarão com mais freqüência, o que afetará conversões e retenção.

Mais potencial de conversão direta: Na estrutura do seu conteúdo, você pode oferecer mais oportunidades de conversão direta, o que pode aumentar sua taxa de conversão.

Com esses tópicos potenciais para o sucesso, você pode mudar seu investimento para favorecer as táticas que são mais benéficas para sua empresa. Por exemplo, se você tiver uma ótima taxa de conversão, mas o tráfego ruim, você pode usar conteúdo para aumentar o fluxo de tráfego. Se a sua dificuldade é a reputação, você pode se concentrar na visibilidade da marca.

Isso torna o potencial ROI do marketing de conteúdo altamente flexível, de acordo com suas necessidades. No geral, a maioria das estratégias de marketing de conteúdo vê um ROI positivo, o que significa que mesmo pequenos investimentos em algum momento podem conseguir recuperar o dinheiro e tempo investido.

Potencial de Risco

Sabendo o potencial de investimento e sucesso, é importante entender as limitações da sua empresa e/ou time que irão dar manutenção à estratégia de Inbound, pois antes de qualquer decisão é necessário conhecer sua estratégia ideal. Começar com um menor investimento dá tempo para reunir informações sobre o seu público e quais os resultados potenciais que podem ser obtidos. Dessa forma, você pode ser mais eficaz quando você aumenta o seu investimento.

A maioria das campanhas de marketing de conteúdo falha porque seus executores não estão dispostos a adaptar suas estratégias . Se você prestar atenção aos dados e dar voz a quem sabe atuar com essa estratégia terá pouco risco de encontrar ROI negativo.

A curva de resultados

Também é importante notar que os resultados de marketing de conteúdo tendem a se desdobrar em uma curva. No início da sua campanha, você não verá muito retorno sobre seu investimento. No entanto, como suas postagens são permanentes e sua reputação é montada ao longo do tempo, seu ROI aumentará à medida que gastar mais tempo e energia em sua campanha.

Qualidade e quantidade

Um fator importante é saber como você investe seu dinheiro. Você pode ser tentado a produzir o maior número de postagens possíveis, tão barato quanto possível, para ganhar o máximo de visibilidade, mas essa estratégia não funciona para o marketing de conteúdo. A qualidade é muito mais importante do que a quantidade, por isso é melhor investir fortemente em um produção de artigos excepcionais do que em milhares de conteúdos de baixa qualidade . Ao mesmo tempo, você precisa de postagens suficientes para atrair a atenção, ou você nunca gerará qualquer impulso.

Esses dois fatores determinam um investimento mínimo antes de começar a ver resultados. Geralmente, isso significa postar novos conteúdos pelo menos uma vez por semana, mantendo a qualidade desses artigos.

Conclusão

Eu evitei usar números específicos aqui porque há muitas variáveis a serem consideradas para definir um preço que se encaixa em todos os negócios e suas especificidades. Mas se quiser um conselho de quem atua fazendo negócios com Marketing de Conteúdo, na prática e diariamente, sobre o quanto você deve investir no marketing de conteúdo:

Invista o suficiente para produzir conteúdo de alta qualidade. Continue investindo mesmo que seu ROI inicial seja baixo. O marketing de conteúdo leva tempo para produzir seu potencial retorno. Aumente seu investimento ao longo do tempo para ver seu ROI cada vez maior.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.