A inserção da plataforma mobile em nosso meio trouxe junto com seus serviços a ideia do “instantâneo”, ou seja, podemos conversar agora com alguém do outro lado do mundo, podemos receber aconselhamento médico online ou até mesmo comprar sapatos novos pelo smartphone.
Olhando para o quesito compras, reforço que, de acordo com a Pagtel e a Mobi.life, 70% dos entrevistados pelas empresas realizaram alguma compra pelo celular ou tablete em 2014. Eles compraram diretamente no site das lojas, pesquisaram preços usando sites como o buscapé ou utilizaram aplicativos a partir do smartphone. Com isso podemos notar a importância das marcas focarem ações nessa área e capturar o impulso do consumidor utilizando as seguintes formas:
- Atingindo o cliente no momento certo
Os smartphones estão presentes em nossa vida em todos os momentos e lugares, verificamos e-mails, atualizamos redes sociais, recebemos notificações instantâneas das coisas que acontecem. Esse ambiente cria varias oportunidade para as marcas atingirem seus clientes no momento certo, no impulso certo.
- Procure anunciar em horário em que o cliente está ocioso
Os smartphones são frequentemente utilizados como uma forma de preencher o tempo vago, como esperar o ônibus, ficar na fila de supermercados, ou em longas viagens. Os celulares são utilizados para o entretenimento e compras, o que dá a chance das marcas interagirem com seus clientes e anunciarem seus produtos nesses momentos. As marcas devem utilizar o impulso do consumidor para que ele faça uma compra e não perca tempo.
- Disponibilizando informações
Agora os clientes podem comparar os preços e informações de produtos sem ter que ir à loja. Os smartphones colocam a disposição uma enorme quantidade de informações ao alcance do consumidor, tais como: preços mais baratos, prazos e garantias, onde encontrar um determinado produto entre outros. Isso torna mais eficiente e mais fácil a tomada de decisões. Desta forma está nos resultados de pesquisa do consumidor é essencial.
- Fidelizando o consumidor mobile
Usar a plataforma mobile para vender mostra o intuito que a marca tem de fidelizar o cliente. Para isso, pode-se aplicar programas de fidelidade que atingem o consumidor com ofertas relevantes para ele ou até calculando automaticamente pontos que ele ganharia na próxima compra. Esse tipo de programa interage com o consumidor e cria um relacionamento entre a marca e o cliente.
Não importa em qual mercado você atue, ter presença na plataforma mobile é necessário hoje. Com essa plataforma as marcas capturam a compra por impulso do cliente, coleta dados de seus consumidores além de enviar mensagens com anúncios de marketing.