No dia 27/08, o evento “Mais Mercado – Quem faz sua comunicação: um parceiro ou um fornecedor?”, que aconteceu em Curitiba, trouxe um debate sobre as parcerias entre comunicação, publicidade e marketing, com seus parceiros, consultores, fornecedores, clientes e discutiu o que empresas de comunicação e profissionais de marketing precisam fazer para tornarem essa relação mais parceira e menos fornecedora.
Os painelistas foram:
Ivana Faust – Gerente de Marketing Los Paleteros
Rodrigo Batista – Gerente de Marketing Subway
Flávio Baraf – Coordenador de Comunicação e Promoção Arauco do Brasil
Diego Felipe Costa – Gerente de Marca Make B. – O Boticário
O assunto abordado foi a questão de que cada vez mais os clientes estão reclamando de suas frentes de comunicação (estúdios, agências, consultorias) sobre a falta de parceria e entendimento de seu negócio. Ao mesmo tempo, empresas de comunicação reclamam da falta de visão dos departamentos de marketing, que os tratam como mero fornecedores e não como parceiros. “Em pesquisa realizada no mercado norte-americano, RSW/US, os profissionais de marketing disseram que apenas 16% das vezes, as agências fazem perguntas interessantes sobre seus negócios/briefing nas reuniões. Além disso, a falta de foco em indicadores (KPIs) relevantes e a falta de base para análise de dados e resultados foram os dois grandes problemas citados por esses profissionais”, conforme expôs o profissional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná.
Dessa forma, a tensão entre anunciantes e agências tem crescido, principalmente em um momento onde as empresas estão cortando gastos em marketing e publicidade, mas pedindo mais resultados.
Com certeza esse foi um debate muito relevante, importante para o momento de “crise” que vivemos, e principalmente, por ser a área de comunicação o setor que mais sofre em termos de corte de gastos por parte dos clientes, empresas, etc. Por isso, ter a transparência e o feedback sempre como foco entre as partes, é o que ajudará a tornar o relacionamento duradouro e de parceria. E hoje, isso é essencial para ambos, comunicação e cliente.
Ao final do evento, a integrante do GPA-PR e Consultora de Estratégias Digitais, Carol Reine, concedeu uma entrevista sobre o assunto. Confira:
Implantando Marketing: O que é o Grupo de Planejamento e Desenvolvimento do Paraná e há quanto tempo existe?
Carol Reine: O GPAPR existe desde 2011 e é um grupo formado por profissionais de Publicidade e Marketing que se reuniu para valorizar essas áreas e suas parcerias, seja por meio da agência, consultores, veículos ou clientes.
Implantando Marketing: E o evento Mais Mercado? Há quanto tempo existe e qual o seu objetivo?
Carol Reine: O Mais Mercado é realizado já há dois anos, e tem essa cultura do debate, da troca de ideias entre profissionais da área de comunicação, publicidade, marketing e principalmente, da troca de informações e participação com o público presente. É um evento descontraído, que surge para ajudar na formação de profissionais e estimular novas ideias.
Clique aqui e saiba mais sobre o grupo e como se associar.