Quer saber como era a rotina de criativos famosos? Dá uma lida nesse texto e inspire-se!

criativos7

O trabalho de um criativo é repleto de emoções. Eu costumo dizer que é “um trem de doido”! Com ou sem prazo, quem trabalha com criatividade vai transpirar 99% do seu tempo, até que aquele insight tão esperado surge no último minuto do final do prazo de entrega do projeto. Ufa! É exatamente aquele 1% de inspiração que faltava para celebrar o sucesso da sua criação.

Mas isso não é assustador para um criativo. É adrenalina pura! Uma sensação de prazer indescritível. Você fica ali parado na frente do computador, olhando pra tela e para o documento do Word em branco. As ideias estão circulando na sua mente acelerada e você simplesmente não consegue sair da primeira linha. Então você levanta, pega um café, olha pela janela pra ver se vai chover, volta pro computador, dá uma olhada no facebook, vai para um site de notícia qualquer, confere a caixa de email, volta pra página em branco, digita mais uma linha, apaga tudo porque não ficou legal e percebe que vai chover. É melhor fechar as janelas!

Talvez você se identifique com essa história. Se sua resposta for sim, você é um criativo como eu. Portanto, se você trabalha com algo que envolva a busca incessante por ideias inovadoras, sua vida é uma eterna e excitante aventura em forma de montanha-russa.

De um jeito ou de outro, cada um encontra uma maneira de organizar a sua rotina. Se você é autônomo como eu, sua rotina será definida em cima da sua demanda e dentro do seu tempo disponível. E como todo criativo precisa de tempo e concentração para colocar as ideias no papel, qualquer distração que surge no meio do caminho, provoca instantaneamente a nossa dispersão. Voltamos pra cozinha, pegamos outro café, olhamos pela janela, voltamos pro computador, conferimos o facebook…

Foi então que o aplicativo Podio decidiu compilar o livro “Daily Rituals: How Artists Work”, de Mason Currey, e transformá-lo em um infográfico super interativo que conta a rotina diária de pensadores, músicos, escritores e diversos outros célebres intelectuais de todos os tempos, como Sigmund Freud, o filósofo Voltaire, além de outras personalidades importantes e conhecidas por todos nós. Você vai ver que nem tudo era trabalho massante para esses gênios criativos.

O infográfico é estruturado da seguinte forma: dormir (cor turquesa); trabalho criativo (cor rosa); trabalho diário/administrativo, ou atividades do lar (cor verde); alimentação/aprendizado (cor amarela); exercício (cor azul marinho); e outros (cor azul claro).

Vejamos um exemplo: o escritor Haruki Murakami tem seus insights criativos entre 4h e 11h da manhã, assim como Voltaire. Pablo Picasso pintava entre 0h e 03h da manhã, e depois entre 15h e 23h, parando para comer e rever os amigos entre 10h e 15h. Charles Dickens gastava três horas por dia caminhando pela cidade de Londres. No meu caso são quase 03h da madrugada e cá estou eu escrevendo esse artigo. Os insights criativos surgem assim, dentro da rotina de cada um de nós.

infográfico

Planeje, entenda, respire e crie sua rotina de trabalho com suas devidas pausas, sem estresse ou qualquer sentimento de culpa. E na hora que o tão esperado insight aparecer bem ali na sua frente, se jogue por inteiro no seu intenso e vibrante delírio criativo.

Aqui, a criatividade é para todos.

Para saber mais sobre esse infográfico, acesse:https://podio.com/site/creative-routines

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.