Quer ser o profissional de marketing em 2017?

Muitos profissionais da atualidade saem das faculdades e percebem que o mercado está fazendo exigências que, até então, não fazem parte dos seus currículos. No desespero por verem seu sonho de ingressar no mercado já com certo status arruinado, muitos levantam-se aos brados na internet, queixando-se desse mercado que exige coisas que estão além do que seria seu escopo. Mas no fundo, as coisas sempre foram assim. Isso faz parte da evolução.

Para mostrar isso, vamos começar por uma breve revisão histórica. Desde que o marketing se consolidou como campo de estudo, ele sofreu diversas transformações. No princípio, lá na época da revolução industrial, era apenas um braço da administração que servia para gerenciar processos de logística e produtividade. Tínhamos um mercado de vendedores apenas, com poucas ofertas para pessoas sedentas por novidades. Essa realidade se manteve até o final da segunda guerra, quando tudo mudou. Com o retorno dos soldados da guerra, houve um drástico aumento da concorrência em diversas áreas e as empresas começaram a se preocupar sobre como atrair clientes e vender. Isso fez com que o marketing ganhasse mais importância, declarando sua independência da administração. Nessa época também começaram a surgir os estudos mais relevantes sobre o tema. Um dos conceitos mais importantes surgidos nessa época foi o dos 4p’s (mix de marketing), criado por Neil Borden em 1949, melhorado por McCarthy e utilizado até hoje.

Se quebrarmos essa história em partes menores, veremos alguns pontos relevantes:

  1. Existia compra e venda de bens, antes da revolução industrial. Ou seja, havia um ‘mercado’, mas não havia profissionalização de suas práticas.
  2. A coisa começou a se organizar quando foi observado que o status quo não era mais suficiente para atender novas realidades.
  3. Estudiosos se uniram para pensar em novas formas de organizar os processos, de modo a gerar melhores resultados.

Com essa breve revisitada pela história do marketing foi possível ver que tudo evolui. Isso faz parte do processo natural. Mas mudar nunca foi fácil. Imaginem os profissionais de marketing da primeira fase, que tinham que pensar apenas em como melhorar processos logísticos, de repente tendo que discutir aspectos importantes como características de produto, embalagem, estratégias de preço e meios de promoção? Deve ter dado um frio na barriga danado! E naquela época, o lance era vender a qualquer preço. Valia tudo (e não tinha CONAR).

De lá pra cá o marketing enquanto estudo e prática evoluiu drasticamente. Diariamente surgem novos termos, novas atribuições e novas especializações possíveis. Mas, como já mencionado, chama a atenção a quantidade de jovens que ainda hoje saem das universidades com uma visão romântica de marketing. Muitos pensam que no mercado vão trabalhar somente em nível estratégico, planejando o mix de marketing.

Amigos, vamos pensar bem só por um minuto, ok? Assim como lá no início nossos avós tiveram que aprender coisas novas pra fazer a profissão evoluir, porque seria diferente agora, que temos todo o conhecimento do mundo a um clique de distância?

Em algumas grandes empresas, é possível sim ter um time multidisciplinar, com pessoas especializadas que só precisam trabalhar juntas. Mas nas pequenas e médias empresas, que correspondem a 99% das empresas formalizadas no Brasil, a história é outra. E se você quer ser um profissional de marketing bem sucedido em 2017 tem que buscar novos conhecimentos constantemente.

O que os profissionais de marketing da atualidade precisam saber:

As bases teóricas do marketing

Saber como as coisas surgiram e seu contexto ajuda a pensar em sua evolução. Não precisa recriar a roda. Entenda o que já foi aprendido.

Tecnologia

Você não precisa saber programar, mas tem que saber como as coisas funcionam para fazer o básico ou dialogar com as pessoas que darão esse suporte para você. Saber um pouco sobre html, CSS, etc, poderá facilitar sua vida na hora de planejar um site, uma landing page ou mesmo um e-mail marketing.

Marketing digital

A transformação digital está presente na vida de qualquer pessoa. Então. mesmo que você não queira se especializar nessa área, tem que entender além do básico, como as coisas funcionam. Saber de social, analytics, SEM e até os conceitos de IoT é fundamental.

Conteúdo

Outro aspecto fundamental. Trabalhar conteúdo é essencial hoje em dia. Se você não tem habilidade ou gosto pela escrita, ao menos deve buscar saber como fazer curadoria de conteúdo.

Design

Você não precisa ser o Picasso da web, mas ter noções de design e saber construir peças básicas, como posts para redes sociais, será uma mão na roda na sua vida. Noções básicas de programas como Illustrator ou Photoshop são essenciais hoje em dia. Conte com o apoio de centenas de ferramentas gratuitas que poderão fornecer vetores para você manipular.

Design estratégico

O Design vai muito além de criar a parte visual das coisas. O design começa pela experiência. Quando você está planejando um produto/serviço, você está fazendo o design dele, não da parte visual, mas de sua essência. Quando o design parte para a esfera do negócio, estamos falando de design estratégico.

Design Thinking

Aqui temos a aplicação do pensamento do designer, utilizando um conjunto de métodos e processos centrados no ser humano, que busca identificar problemas e propor soluções, tendo como foco o usuário.

Calma! Respira! Você não precisa sair por aí enlouquecidamente buscando todos esses conhecimentos ao mesmo tempo. Mas se você deseja ser um profissional que vai além do feijão com arroz, destacando-se no mercado, sugiro fazer um bom plano de desenvolvimento.

Existem muito mais conhecimentos importantes e acredite, novos irão surgir. Por isso, se você quer ser um profissional de marketing em 2017 e no futuro, é bom saber que o estudo e aprendizado serão parte constante da sua vida.

E lembre-se que tudo isso pode ser aprendido gratuitamente na internet, se você dedicar 1 hora do seu dia para sua evolução. Deixe para investir mais apenas nos temas mais relevantes para o seu contexto. Eleja o tema por ordem de prioridades e comece a estudar. Vá em eventos, interaja com outras pessoas e perceba como sua mente irá se abrir. Quando você começar a perceber o quanto ainda não sabe, estará no caminho certo.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply