Destaque de abril: Rafael Venâncio fala sobre sua paixão pela área digital

Profissional com dez anos de experiência em SEO, graduado em Sistemas de Informação na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (MG) e empreendedor na Incógnita Digital, Rafael Venâncio é o associado destaque do mês de abril no núcleo blog. Atualmente, ele foi responsável por um rico processo de reformulação do blog do projeto Implantando Marketing e surpreendeu a todos por seu profissionalismo e eficiência. Confira a trajetória desse talento e as dicas que ele fornece para quem quer conquistar sucesso na área digital:

Implantando Marketing: Quando você começou a se interessar por trabalhar na área de web? Conte para nós como foram as suas primeiras experiências.

Rafael: Comecei a me interessar pela web logo após ver uma cirurgia em minha cadelinha e desistir de ser um veterinário (risos). Depois disso comecei a me interessar por blogs e a buscar maneiras de editá-los. Minha primeira experiência foi em um blog pessoal que criei falando sobre baterias, minha segunda paixão. Então comecei a cursar Sistemas de Informação e tudo aquilo que procurava foi confirmado através do primeiro e único estágio que fiz em uma empresa de criação e otimização de sites. Lá, pude aprender muito trabalhando em diversos sites e aplicando os conhecimentos que adquiri anteriormente nos blogs.

Implantando Marketing: Em 2014, você abriu sua própria empresa especializada em criação e otimização de sites (SEO) chamada Incógnita Digital. Como surgiu a ideia de ser empreendedor?

Rafael: Minha ideia de empreender veio em 2010 junto a um amigo de infância. Sempre acreditávamos em métodos diferentes de trabalho e da separação de horas trabalhadas, onde “trabalhamos menos” e produzimos mais. Começamos a amadurecer a ideia de abrir uma empresa para trabalharmos com SEO e, em 2011, foi criado a Burd e nossas ideias funcionaram. Trabalhamos em diversos projetos, mas por problemas pessoais do meu amigo acabamos encerrando as atividades da empresa.
A partir disso, decidi fundar a Incógnita Digital.

Implantando Marketing: Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou no começo da empresa e, atualmente, quais dificuldades você encontra como empreendedor?

Rafael: As principais dificuldades foram encontrar clientes para uma empresa que até então não existia no mercado e a de manter um número mínimo de pessoas trabalhando para atender os poucos clientes que conseguíamos.O que pesava bastante no começo eram os impostos, taxas, contador, banco, etc. Cuidar do meu salário era fácil, mas o de uma empresa não é tão simples assim. Era tudo novo, eu ainda cursava a faculdade e o meu tempo era bem limitado.

Atualmente, a maior dificuldade para se empreender é a falta de incentivo do governo, no meu ponto de vista. O incentivo é praticamente zero e para conseguirmos um capital, os juros são absurdos. Temos que nos contentar com mão de obra barata e pouco (ou nada) especializada para conseguirmos reduzir custos e mantermos a empresa de portas abertas.

Investimento alto e pouco retorno é também um grande desafio. Temos também a instabilidade do mercado, que faz com que as empresas arrisquem menos. Preferem investir em uma empresa com anos de mercado, que arriscar em uma empresa com poucos meses de vida.

Implantando Marketing: Você acredita que atualmente é impossível uma empresa ter sucesso sem ter uma presença digital?

Rafael: Com toda a certeza, sim. Acredito!

Em uma realidade em que praticamente todos andam conectados em smartphones buscando por serviços de qualidade e que os atenda digitalmente, seja por chat, redes sociais ou qualquer outro meio, é praticamente impossível uma empresa, seja ela qual for, ter sucesso sem uma presença digital.

Para vocês terem ideia, já fui contratado por um chaveiro de Contagem-MG, para deixar o negócio dele mais visível nesse mundo digital. Acreditem ou não, aumentamos o número de ligações e visitas ao site em mais de 200% no primeiro mês.
Existir é (muito) diferente de ter sucesso!

Implantando Marketing: Especificamente no caso das pequenas empresas, onde muitas vezes domina a falta de profissionalismo e planejamento, quais conselhos você daria?

Rafael: Recomendo que não tentem abraçar o mundo de uma vez.

O que acontece com pequenas empresas é que querem crescer rapidamente captando vários clientes a baixo custo e acabam não planejando e nem estruturando nada. O final disso é que não conseguem atender prazos, o trabalho fica mal feito e várias desculpas (mentiras) são dadas ao cliente.

É necessário dar um passo de cada vez, prezando sempre a qualidade e estruturação da equipe que executará todo o trabalho. Uma equipe bem estruturada faz com que o planejamento e profissionalismo sejam consequências.

Implantando Marketing: Como conheceu o projeto Implantando Marketing? O que o motivou integrar a equipe do núcleo blog?

Rafael: Conheci o projeto quando buscava por novas oportunidades para trabalhar com SEO e desenvolvimento de sites. Acabei encontrando um anúncio para essa função no Implantando Marketing. Depois que tive uma conversa com a equipe, descobri que era um trabalho voluntário e que todos lá trabalhavam assim. Achei muito bacana a ideia do projeto e me prontifiquei em também ser um colaborador.

Implantando Marketing: Recentemente você desenvolveu o projeto de reformulação do blog do projeto Implantando Marketing. Quais foram os maiores desafios desse trabalho?

Rafael: O maior desafio foi o tempo e, em segundo, a correção dos arquivos do sistema que haviam sido corrompidos devido à invasão que aconteceu há algum tempo.

Nos últimos meses, o tempo tem sido mais corrido que o normal e isso limitou o meu desempenho nessa reformulação, me restando apenas as madrugadas para testes e implantação do novo layout.

Implantando Marketing: Para você, quais são os pontos positivos do projeto Implantando Marketing?

Rafael: É o desempenho e responsabilidade da equipe em sempre publicar artigos atualizados e de alta qualidade. Fora isso, a diversidade de informações é muito grande, pois a equipe é formada de profissionais de várias áreas do mercado. Dessa forma, o conteúdo é sempre diversificado, nos trazem novas ideias e conhecimentos.

Implantando Marketing: Quais são os seus planos para o futuro?

Rafael: Meus planos são sempre continuar empreendendo e mantendo o que já tenho conquistado, prezando a qualidade dos serviços e bom relacionamento com os amigos (clientes).

Para este ano e o próximo, tenho trabalhado em uma plataforma para facilitar a captação de novos talentos e apresentá-los para as empresas.Vamos englobar projetos de alunos de faculdades, pessoas autodidatas, captar ideias que precisam de investimento, etc. Não posso falar muito sobre o projeto, mas a ideia base é essa!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Priscila Stuani

    Parabéns Izabela pela bela entrevista!

    Rafael: MUITÍSSIMO OBRIGADA por todo o seu trabalho, empenho e compromisso!

    Fico aliviada e feliz em poder contar com um profissional como você aqui no Projeto.

    Forte abraço!

    Pri

    • Rafael Venâncio

      Eu que agradeço a confiança que vocês tem em meu trabalho.
      Fico muito feliz em fazer parte deste projeto e poder ajudar com tudo o que tenho aprendido.

      Izabela: Muito obrigado pela entrevista e pelas considerações.

      Abraçoo!!

  2. Eliane Lages

    Parabéns, Rafael!

    Você é um grande parceiro e profissional de excelência. Obrigada pela dedicação que sempre teve com o projeto. Que o seu talento e brilho reflitam cada vez mais na sua carreira.

    Gostei muito da entrevista, Izabela. Sucesso para vocês!

    Abraços, Eliane.

    • Rafael Venâncio

      Obrigado Eliane!!
      É um prazer fazer parte da equipe. =)

      Abraço

  3. Izabela Reis

    Rafael, você é um profissional de ouro que faz toda a diferença no projeto. Desejo todo o sucesso para você! Homenagem mais que merecida!
    Eliane e Priscila obrigada pelo carinho de sempre, vocês são demais! Aprendo muito com vocês todos os dias.

    • Rafael Venâncio

      Muito Obrigado Izabela!
      Fico feliz em saber que meu trabalho tem trazido bons resultados.

      Sucesso pra nós todos!