Redação Publicitária: uma ponte necessária entre a marca e seus públicos

Atualmente, é cada vez mais comum ouvirmos nas áreas de Marketing, Publicidade e Comunicação frases como: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”; “Texto bom é texto curto”; entre outras que acabam por minimizar a importância da boa redação e do conteúdo em profundidade para o relacionamento da marca com os seus públicos.

João Anzanello Carrascoza, uma das principais referências na área de redação publicitária, defende que, a propaganda que fazemos deve construir uma ponte entre os produtos ou serviços e os consumidores, não importa a distância percorrida, mas sim as surpresas que podem ser encontradas pelo caminho. Ainda segundo ele, um bom texto não deve ser avaliado levando em conta sua extensão, mas sim a sua capacidade de gerar interesse por parte dos leitores.

Para que isso ocorra, é preciso levar em consideração quais são os objetivos do conteúdo que será feito, quais são as características do produto ou serviço a ser divulgado, quais são as características do público, qual é o meio em que o texto será utilizado, e, além disso, qual será a estratégia para criar uma conexão com aqueles que tiverem contato com a produção textual a fim de que eles compreendam e memorizem a essência do que leram.

Apesar de todas essas questões variarem imensamente de acordo com o contexto, existem algumas sugestões que podem ser úteis em casos distintos:

  • Faça uma boa imersão no universo que será abordado no texto com o objetivo de identificar diferentes fontes de informação, materiais que já foram feitos com o enfoque que você irá adotar, possíveis repercussões sobre esses materiais que já foram divulgados (ex: comentários positivos e negativos nas mídias sociais), entre outras possibilidades;

 

  • Defina o tom que você adotará para o texto (se ele será mais racional ou mais emocional) bem como as palavras-chave que serão tratadas com mais prioridade, e busque formas de valorizá-las sem tornar-se cansativo.

 

  • Tenha em mente quais são as associações diretas, indiretas e opostas com a marca, bem como os temas do momento que você poderá utilizar como ganchos no texto, sempre em sintonia com as palavras-chave que você definiu. Para te ajudar com as associações, uma dica é recorrer ao dicionário analógico. Você pode acessar um deles aqui. Além de utilizar o Dicionário Analógico, você pode buscar por Dicionários Etimológicos online ou físicos, a fim de conhecer as origens dos termos que você pretender usar.

 

  • Estabeleça a linha de raciocínio que você irá seguir no texto antes de efetivamente começar a escrever;
  • Uma vez feito o texto, defina palavras que podem ser negritadas para proporcionar uma leitura mais dinâmica ao conteúdo, revise várias vezes (se possível com o apoio de outras pessoas) e verifique a coerência do que foi escrito. Para ser mais assertivo, o ideal é que a última revisão seja feita depois de certo tempo em que o texto foi feito, pois fica mais fácil identificar possíveis erros e adaptar questões importantes.

Se você tiver outras sugestões pertinentes à temática da Redação Publicitária, compartilhe conosco!

Abraço e bom trabalho!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.