Redes Sociais: As empresas estão de olho!

Rede Social é sempre um tema polêmico e nos tempos de hoje é muito intrigante que as pessoas ainda se incomodem tanto. A popularização somada a facilidade de acesso as redes faz com que cada usuário se “empodere” um pouco de um universo de amigos, se posicionando, falando e fazendo o que bem acham que devem fazer. É aí, que mora o perigo. As pessoas ficam despreocupadas, considerando que dentro de “seu universo” tudo é permitido publicar. Mas, nas redes sociais você não está só e a internet não é terra sem lei, nem fiscais.

SIM, AS EMPRESAS ESTÃO DE OLHO EM VOCÊ!

Uma coisa interessante na vida online, e que muitos não estão “nem aí” no sentido de não perceberem, é que as empresas também estão nas redes sociais e também postam, curtem, comentam, compartilham… O mais curioso disso é que além das empresas que trabalhamos estarem “logadas”, através de suas Fãs Pages, elas também prestam atenção em nós, através de nossos chefes, colegas de trabalho, que nos acompanham “nesse universo paralelo” chamado de redes sociais.

AMOSTRA GRÁTIS DE PERSONALIDADE

Muitas pessoas dizem que por terem um perfil nas redes não podem ser julgados pelo que postam e dizem: O perfil é pessoal e posto o que quiser. “É aí que se enganam”. A partir do momento que publicam algo, tornam esse conteúdo público. A expressão parece redundante, mas é exatamente isto que acontece, depois de postado se torna “domínio público”. As empresas aproveitam esse desprendimento dos internautas para analisarem os perfis dos colaboradores ou candidatos a vagas.

Um estudo realizado pela consultoria americana Reppler aponta que 91% dos recrutadores nos EUA visitam o perfil dos candidatos. O estudo da empresa brasileira Jobvite aponta que no Brasil um a cada três empregadores elimina candidato com base no que eles publicam nas redes sociais. Cerca de 44% dos recrutadores desclassificam os candidatos pelos aspectos negativos nas redes.

De acordo com especialistas em análise de perfil, utilizando-se de uma avaliação “fria”, de comportamento nas redes sociais, dá pra saber a personalidade do internauta. Se é tímido, extrovertido, inteligente, carismático… Fazendo a comparação com o perfil que se deseja para um colaborador (seja para contratação ou permanência na empresa).

ATENÇÃO AO QUE SE DEVE EVITAR

Ser racional é o grande segredo que os profissionais devem saber, entendendo que “tudo que disser poderá ser usado contra você”. Temos que evitar muita exposição, seja de nossa vida pessoal, corpo, festas com muita bebida, discussões sobre assuntos polêmicos (política, futebol, religião, sexualidade…), jamais falar mal da empresa em que trabalha ou em que já trabalhou. Da mesma forma, nunca critique seu chefe ou clientes.

Uma observação: Tente não expor em excesso a sua vida pessoal, mas também não seja tão discreto ao ponto de parecer que você tem algo a esconder.

EMPRESAS PODEM OLHAR SEU PERFIL

Tornar o perfil interessante que ajude a não passar constrangimentos no ambiente de trabalho durante sua vida útil na empresa, ajuda muito também em processos de recrutamento e seleção, onde os recrutadores verão suas postagens. É desejável ter um perfil sem medo de visitas, para isto é necessário se atentar a alguns detalhes:

  • Atualize sempre seu perfil;
  • Suas competências devem ser publicadas: idiomas que domina, cursos concluídos, artigos publicados;
  • Fale sobre assuntos de interesse profissional;
  • Fotos em família ou entre amigos são muito bem vistas;
  • Não precisa ser formal na rede social, mas cuidado com o português correto;
  • Compartilhe os livros que já leu;
  • Pode partilhar fotos de viagens interessantes, de eventos culturais;
  • Divulgue suas vitórias, promoções, premiações, boas colocações em cursos;
  • Se receber um convite para ser amigo no facebook do seu superior, você pode aceitar ou não. Mas, se aceitar, redobre os cuidados com o seu perfil.

E por falar em redes sociais… compartilhe este post! Seus amigos, colegas de trabalho e empresa vão “curtir”.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply