No próximo dia 7 de outubro, domingo, milhões de brasileiros exercerão seu direito ao voto, indo às urnas e escolhendo o prefeito e os vereadores de seus municípios.
E daí? Escrever sobre eleições em um blog de marketing? Sim, claro. Embora as pessoas estejam cada vez mais avessas à política, ela trata, discute e define sobre questões que influenciam – e muito – as estratégias de marketing.
Inicialmente, a publicidade durante a campanha eleitoral, se bem trabalhada, gera importantes resultados. Seja na Tv, nas redes sociais, nos materiais impressos, o marketing político cria candidatos de acordo com as circunstâncias e os elege para comandar as cidades, os estados e o país.
As políticas públicas definem as regras, juntamente com as agências reguladoras, que irão reger o marketing. Em São Paulo, por exemplo, o projeto Cidade Limpa erradicou as publicidades outdoor. A selva de pedras ficou ainda mais escura e cinza. Ao invés de regular e fiscalizar, a radicalidade imperou. As empresas precisaram pensar em outra alternativas para chegar ao público, além daquelas que trabalhavam com esse tipo de propaganda se extinguirem.
Além disso, a distribuição de renda, os salários, os impostos, tudo isso vai definir o poder de compra dos consumidores e o comportamento social.
Os profissionais de marketing precisam estar atentos às legislações, à economia local e global, às mudanças do mercado, aos movimentos sociais.
Não podemos estar omissos a tudo isso. Sei que a imprensa mostra dia a dia muitas atitudes vergonhosas e criminosas dos políticos. Precisamos lembrar que fomos nós que os colocamos lá no poder. E tenho certeza que também tem coisas boas, gente disposta a trabalhar pelo bem dos cidadãos, pela qualidade de vida, pela igualdade social.
Precisamos acreditar e nos envolver. Não creio que tenhamos outro caminho.
Por isso, acho que devemos nos conscientizar e votar naqueles que poderão, quem sabe se preciso for, revolucionar – no bom sentido – a política e tudo o que ela significa para cada um de nós brasileiros.
Priscila Stuani
Paula,
A política influencia muito em todos os cenários sociais e organizacionais.
Vamos fazer nossa parte, votar conscientemente, por mais que não tenha-se muitas opções.
Abraços,
Priscila Stuani