Reflexões importantes para construir uma empresa com foco no cliente

Máximas como: “O cliente é rei” e “O cliente é a alma do negócio” são bastante conhecidas, mas o que a sua empresa tem efetivamente feito para relacionar-se com os consumidores de forma perene e surpreendente? Que laços você está criando com o seu público e como eles têm reforçado a qualidade e o valor do seu negócio?

O livro “Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente” oferece reflexões interessantes nesse sentido. Segundo as autoras da obra, os laços podem ser trabalhados em quatro níveis:

  • Laços financeiros:

Ocorrem quando a empresa não investe em um diferencial durável, realiza estratégias isoladas (como uma promoção no Facebook, por exemplo), e está preocupada com o volume das vendas.

  • Laços sociais:

Nesse caso, há uma preocupação com a construção de vínculos de forma contínua, entre a empresa e os clientes (o que é mais comum), mas também entre os próprios clientes, o que ainda é pouco explorado por vários negócios e pode ser bastante potencializado por eventos propostos na empresa, como workshops, coquetéis para apresentação de produtos, entre outros.

  • Laços de individualização:

Eles estão ligados à ideia de personalização e customização, e demandam amplo conhecimento das necessidades de cada cliente, normalmente com o auxílio de sistemas de CRM, a fim de antecipar novidades, propor inovações e surpreender. Você já realizou alguma pesquisa na empresa para saber mais sobre os gostos e as particularidades de cada consumidor, indo além de apenas mensurar o nível geral de satisfação dele?

  • Laços estruturais:

São promovidos pelas empresas que conseguem agrupar os laços financeiros, sociais e de individualização, investindo em estratégias integradas e constantes de relacionamento, preocupando-se em manter atualizados os sistemas de informação sobre os clientes e buscando a inovação nos diferentes processos.

Sua empresa tem buscado construir laços estruturais entendendo profundamente o que os clientes desejam e para onde o mercado está apontando? Pense nisso!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.