As atividades de relações públicas têm como função primordial gerenciar a comunicação com os diversos grupos de interesse de uma organização. E, pelo fato da área trabalhar com uma grande variedade de grupos, existe a necessidade de usar uma comunicação dirigida a cada um deles.
Vamos começar definindo o conceito de comunicação dirigida, ela é a comunicação direta e segmentada com os grupos específicos que se quer atingir. Para cada grupo usamos ferramentas, veículos e linguagens diferentes e específicas com o objetivo de gerar mais interação, identificação e melhores resultados. Mas, devemos lembrar que, a criação e produção do conteúdo direcionado aos grupos precisa sempre estar de acordo com os objetivos da empresa e coerentes com a política de comunicação estabelecida. Não é por conversar de forma direta com grupos diferentes que a organização precisa ter identidades diferentes, ela é o que ela é. Sua “pessoa” é a mesma para todos. O que muda é a estratégia usada.
Há um tempo, os estudos da comunicação organizacional ainda viam a comunicação dirigida como um esquema linear onde um emissor transmite a mensagem, usando um código adequado, e um receptor restrito e determinado responde a ela. Hoje, a internet, os meios digitais e as mídias sociais, transformaram a forma como as pessoas se relacionam entre si. Isso reflete consequentemente na forma de se pensar a comunicação organizacional, por isso é importante lembrar que o modelo unilateral emissor/receptor não é mais válido e a comunicação dirigida gera tamanha interação que é capaz de quebrar as limitações e linearidades deste ultrapassado conceito.
Ainda no contexto dessa mudança, podemos notar que as novas formas de relacionamento criaram novos meios de comunicação. A utilização destes meios, sempre alinhados com a política de comunicação organizacional da empresa, pode torná-la mais atrativa junto aos seus diversos grupos de interesse.
No próximo post, falarei mais do assunto e iremos ver alguns exemplos de comunicação dirigida nesta nova realidade online.
Até a próxima!!
Francisco Serafim
Vanessa, seu artigo foi publicado no site do Conrerp de SP/PR.
Se vc ainda não viu, tá nesse endereço http://www.conrerp2.org.br/moduleinterface.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=2208
Parabéns. Fico orgulhoso.