Caros leitores, o meu post de hoje será um pouco diferente. Desta vez, apresento a vocês uma entrevista com a empreendedora Marcela Buttazzi. A minha ideia e inspirar aqueles que almejam abrir uma empresa própria utilizando a história da Marcela. Acredito que será um grande estímulo a todos.
Conte resumidamente para nossos leitores do blog um pouco da sua trajetória profissional?
Tenho 11 anos de experiência na área de Recursos Humanos, iniciei a minha carreira em 2002 no meu primeiro estágio em Recrutamento & Seleção na C&C (Casa e Construção), quando estava na faculdade, cursando Administração de Empresas. Gostei muito da área e em seguida fui para o R&S do Unibanco, depois atuei na Proativarh por mais quase três anos. Em 2007 fui para o Canadá, onde morei em Toronto por quatro meses para aperfeiçoar a língua inglesa. Neste mesmo ano, voltei e fui trabalhar na indústria da minha família, onde assumi a área comercial da divisão de plásticos, a Prenda Utilidades Domésticas. Foi uma experiência incrível, nesta mesma época fiz o meu MBA em Negócios, entretanto sentia uma saudade inexplicável do RH e uma vontade imensa de ingressar na vida acadêmica. Em 2009 entrei para a Universidade Cidade de São Paulo, uma das universidades do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, onde estou até hoje como professora Tutora do curso de Administração de Empresas do campus virtual.
Como surgiu a ideia de abrir a MB Coaching?
A MB Coaching surgiu em 2010 em uma conversa informal entre amigas, com uma colega de profissão que me convidou para fazer a formação de Coaching com ela. Ali nascia a MBTV Coaching, em parceria com a Tatiane Vilela. Fizemos a formação em Coaching e unimos as nossas formações (Marcela – Administradora, Tatiane – psicóloga) e a expertise em desenvolvimento humano. Ficamos juntas até 2011. Em 2012 inicie o ano a frente da MB Coaching com mais dois consultores parceiros – Nadir Paes e Adam Nockel.
Conte um pouco da sua empresa, seus objetivos, diferenciais e valores?
A MBTV Coaching, hoje MB, foi fundada com base em nossos valores pessoais e profissionais de acordo com a nossa missão de vida: ajudar o próximo a concretizar seus sonhos, fazer com que a outra pessoa evolua, proporcionando bem estar e auto realização. Nossos valores principais são Contribuição, Ética, Parceria, Prosperidade, Respeito e Valorização do Ser Humano. Acredito que nosso diferencial é o atendimento, além de oferecemos ainda a conveniência de estacionamento no local e pagamento facilitado.
Em sua opinião quais características um bom empreendedor precisa ter para obter sucesso?
Comunicação, empatia, persistência, motivação interna e externa.
Como foi a preparação para a abertura da empresa? Fez algum curso, participou de alguma palestra?
Sim, fizemos a formação em Coaching, participamos de vários eventos e palestras sobre o assunto, conversamos com coaches respeitados pelos seus trabalhos e o principal: fomos à luta. Montamos workshops gratuitos, fiz palestras em faculdades, empresas e atendimentos gratuitos para propagar os nossos serviços.
Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou no começo da empresa e atualmente, quais dificuldades você encontra como empreendedora?
A maior dificuldade foi disseminar e explicar o que é Coaching, até por que o conceito é novo no Brasil, muitas pessoas ainda não sabem o que é Coaching, para que serve, qual é a diferença do Coaching X terapia…Ter uma estrutura física também custa e é bem oneroso, você precisa de um bom planejamento financeiro para oferecer uma estrutura de ponta ao seu cliente.
Qual foi o investimento financeiro feito para a abertura da empresa? Você considera que obteve o retorno projetado com a sua empresa?
O investimento foi grande, inclusive em comunicação e mídia. Hoje tenho uma equipe que me assessora, ou seja, tenho uma pessoa que cuida da minha comunicação visual, assessoria de imprensa, administração de redes sociais etc. O retorno começou no final do ano passado (2012), ou seja, saí do “break even point” (ponto de equilíbrio, famoso zero a zero). Entretanto vale ressaltar, que me formei nas melhores escolas de Coaching do Brasil, tenho um escritório, alugo outros locais em São Paulo, entretanto escolho excelentes locais que oferecem toda infra ao meu coachee/cliente.
Quais são suas metas para a MB Coaching?
São ousadas, a minha meta em médio prazo é ser reconhecida como uma das melhores coaches de São Paulo e ser referência na Zona Norte da capital, onde é a sede do meu negócio. E ministrar aulas na universidade onde atuo sobre o assunto.
Qual mensagem você gostaria de passar para as pessoas que almejam abrir um negócio próprio?
Se você tem um sonho, um sonho verdadeiro que vêm de dentro do seu coração, corra atrás dele, pois é possível. Estude, faça cursos, compare, leia sobre o assunto, faça networking, converse com pessoas, concorrentes, esteja aberto a feedbacks, trabalhe e dedique-se. Passei madrugadas em claro criando o meu site, escrevendo os meus artigos, ainda trabalho quase 12 h por dia e estou super feliz quando vou para a casa. “Esse é o segredo”. São 21h53 estou respondendo esta entrevista para o blog no meu escritório, inicie o dia às 8h, já atendi cinco clientes, vi a minha entrevista em um programa de TV, resolvi outras pendências, almocei um maravilhoso pastel em 30 minutos, fui ao supermercado na minha hora do almoço, falei com a minha mãe, vi meu marido e estou aqui – prontíssima para os desafios de amanhã.
Trabalhe com paixão, faça o que gosta, pois esse é o segredo de ser bem sucedido.
É isso então pessoal, espero que o exemplo de coragem e determinação da Marcela motivem a vocês a irem à luta atrás de seus objetivos profissionais. E nunca desistam apesar das dificuldades. Abraços a todos.
Priscila Stuani
Parabéns pela entrevista Marcela e Izabela.
Conheci faz algum tempo o trabalho da MBCoaching e simplesmente me encantei com o processo de coaching, recomendo a todos que busquem apoio profissional para trabalhar com criação de objetivos, se conhecer melhor para buscar o melhor.
É inspirador poder acompanhar a evolução de um negócio, mas melhor que se inspirar é botar a mão na massa! E isso a Marcela faz muito bem.
Super beijo, meninas!
Priscila
Marcela Buttazzi
Pri, você falou tudo Coaching é mão na massa com entusiasmo! Você realmente viveu o processo e soube aplica-lo. Coaching é uma filosofia de vida :”) Adorei contribuir para o blog. Foi e sempre será um prazer! Beijos Marcela
Eliane Lages
Parabéns, Izabela e Marcela!
A entrevista ficou ótima e pude aprender um pouco mais sobre o universo do empreendedorismo e do Coaching. Valeu pelas dicas! Abraços
izabela reis
Obrigada Marcela, Priscila e Eliane pelos comentários. Acredito que ouvindo o relato de coragem de quem passou por todas as dificuldades e riscos e inspirador. Abraços