Qual é o perfil dos visitantes que acessam o seu site? O que cada um deles gosta de ver? Como direcioná-lo ao que ele deseja e permitir que interaja com maior fluência no seu website?
Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder no decorrer desse artigo.
Hoje vou falar sobre um assunto muito importante para os donos ou melhor, administradores de websites, o Remarketing Dinâmico.
Com o uso do Remarketing Dinâmico, o administrador pode direcionar os anúncios do seu website aos visitantes que já o acessaram por pelo menos uma vez. Possui a linguagem adequada para o público-alvo, gerando leads e vendas, fazendo com que visitantes antigos voltem a acessar seu website, para que concluam o que começaram.
Alguns motivos para que o uso do Remarketing Dinâmico seja feito em seu website:
1º anúncios que se ajustam aos seus produtos e/ou serviços – através de ajustes de seu feed de produtos e serviços, a correspondência de anúncios dinâmicos, cobre o todo o inventário.
2º Feeds simples, mas eficientes – criação de feeds básicos (arquivos .cvs; .tvs; .xls; .xlsx). Através dos mecanismos de recomendação do Google AdWords é possível determinar qual é a melhor combinação de produtos para cada anúncio, usando como base a popularidade e o conteúdo que o visitante visualizou no website da empresa.
3º Layouts de alto desempenho – O Google AdWords indica qual é o melhor layout de anúncio dinâmico com maior probabilidade de gerar desempenho, melhor canal e plataforma em que será exibido.
4º Otimização de lances em tempo real – com o CPC (custo por clique), o Otimizador de conversões do Google Adwords calcula o lance ideal para cada impressão.
Após considerar as razões para a implantação de remarketing dinâmico é preciso estar atento a alguns passos que devem ser contemplados:
- Feed de produto ou serviço – deve-se ter em mente a criação de um feed que inclua todos os seus produtos e serviços, com os detalhamentos de cada item. Esses detalhes são incluídos nos anúncios dinâmicos a partir dos dados de seu feed. O upload do seu feed é feito através da seção “Dados da empresa” da biblioteca compartilhada, exceto se for um varejista. Se for varejista, seu upoad será através do Google Merchant Center.
- Tags com parâmetros personalizados – deve ser adicionado a tag de remarketing dinâmico com parâmetros personalizados em todas as páginas de seu website. Ela adiciona os visitantes às suas listas de remarketing e associa os códigos exclusivos dos itens do feed que foram visualizados. A tag é encontrada na seção “Públicos-Alvo” da sua biblioteca compartilhada.
- Anúncios dinâmicos – tem layouts de vários tamanhos e formatos para plataformas modernas, incluindo HTML5, que servem para dispositivos móveis. É possível criar através da Galeria de anúncios.
Espero que este artigo tenha apresentado uma ferramenta importante para que seu website seja um sucesso!
No próximo post, criarei uma proposta de remarkting dinâmico de modo a contemplar o passo a passo descrito nesse artigo, por meio de explicações e imagens que tornarão o entendimento do assunto muito mais fácil e rápido. Até a próxima!