Alcoa: um bom exemplo de responsabilidade social corporativa

Ter uma linha de produtos sustentável e um posicionamento responsável socialmente para uma empresa requer equilíbrio, entre fazer o que é certo e manter os acionistas, que muitas vezes acreditam que esse tipo de ação demanda muitos fundos, felizes. Com o avançar dos anos notamos que o posicionamento sustentável pode trazer ganhos para a empresa, que não deve focar somente em seus interesses, mas calcular o impacto de suas ações para os fornecedores, clientes, acionistas, comunidade, meio ambiente e consumidores finais.

Devemos levar em consideração também que não são todas as empresas que podem agir dessa forma. Para que valha a pena o investimento realizado é necessário um planejamento de marketing forte e uma comunicação eficaz. Um exemplo que podemos citar com esse perfil é a Alcoa, empresa do ramo de tecnologia, engenharia e produção de metais leves, que colocou entre os seus valores a excelência ambiental e a responsabilidade social, em parceria com todos os públicos de interesse (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e as comunidades) onde a empresa atua.

As estratégias da Alcoa partem de um modelo de sustentabilidade, que busca garantir que todos os setores compreendam como a sustentabilidade está vinculada as principais atividades da empresa. Dentre os esforços que a empresa realiza temos: elaboração de uma agenda corporativa sustentável, conservação de recursos naturais, desenvolvimento local e regional, gestão e desenvolvimento de pessoas, acesso e uso eficiente de energia, gestão ambiental de resíduos e emissões, fundo para financiar empreendimentos e ações sociais.

Poucas empresas estão dispostas a financiar esse tipo de ação como a Alcoa realiza, mas esse tema é um tema que tem chamado a atenção devido à necessidade de preservar nossos recursos naturais e culturais e explorara-los de maneira diferente, provocando o menor impacto possível para o meio e as comunidades locais, buscando redução das desigualdades.

Essa decisão não é uma escolha ou um plano de concorrência, os benefícios vêm para a comunidade, para a empresa e para o planeta.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.