Rio de Janeiro: Berço da criatividade e prêmios nacionais reconhecidos

rio1 (1)

Quem nunca teve o sonho de poder passear no calçadão de Copacabana, encontrar por acaso artistas que fazem telenovelas e telejornais bebendo uma água de coco em um quiosque à beira-mar? O Rio de Janeiro é a cidade de encontros e encantos que fascinam e inspiram músicos dos mais variados estilos e gêneros. Toda essa diversidade cultural que a cidade do Rio de Janeiro proporciona aos visitantes e moradores criam um “laço de amor e carinho” fazendo com que os que a conheçam se apaixonem a primeira vista por ela. Mas, a cidade possui também uma grande importância no mercado de marketing.

Através dos prêmios e concursos realizados no Rio de Janeiro, seus ganhadores tem reconhecimento nacional e internacional, levando o nome do Brasil e da cidade a patamares elevados de propagandas, criatividade, inovação e reconhecimento de seus colaboradores.

Dentre os prêmios realizados na cidade, elencamos os que consideramos mais importantes, seja para fomentar a formação de novos profissionais e de reconhecimentos dos talentos do setor de marketing que fazem a cidade ser conhecida como esse “celeiro de novos olhares” e novos profissionais a cada ano que passa. Podemos citar: Prêmio Comunicação; o Festival Brasileiro de Publicidade; o Concurso Cultural Universitário e o Prêmio Destaque Profissional de Comunicação.

O Prêmio Comunicação teve seu início no ano de 1979, inicialmente foi criado para homenagear e premiar as empresas do setor de marketing, contemplando agências, veículos e anunciantes. Conta ainda com homenagem e premiação através do Título de Personalidade do Ano, para a pessoa que tenha contribuído para o engrandecimento da comunicação no país. Dentre os ganhadores estão: políticos (Fernando Henrique Cardoso, Ullysses Guimarães), anunciantes (Artur Sendas e Jorge Gerdau), empresários das Comunicações (Silvio Santos, João Saad), nomes ligados à cultura, arte, esporte, filantropia, arquitetura e direito.

O Festival Brasileiro de Publicidade, que acontece desde 1974, foi a primeira competição profissional criada no país. O objetivo era a alta qualidade da criação e da produção publicitária brasileira.

As peças criadas concorrem nas categorias:

• Filme;
• Rádio;
• Imprensa;
• Outdoor;
• Digital;
• Móbile;
• Comunicação Integrada;
• Direct;
• Mídia;
• Conteúdo;
• Promo/Live;
• Design.

O festival foi pioneiro no país. Com quase 40 anos de existência, ajuda a formar o mercado de qualidade da publicidade. Com a mudança do mercado, o festival seguiu a tendência modernizando-se.

A porta de entrada para o mercado de marketing é o Concurso Cultural Universitário, possui apoio do Instituto Endeavor e seu objetivo principal é estimular a criação publicitária experimental dos alunos. Com sua primeira edição no ano de 2009, o concurso visa valorizar o profissional desde sua criação, revelando os talentos desconhecidos e inserindo-os no mercado de trabalho. Possui 500 inscrições e são premiados os três primeiros colocados, com Lâmpada de Ouro, Prata e Bronze.

Por último e não menos importante, elencamos o Prêmio Destaque Profissional de Comunicação, teve seu início no ano de 1943, através da ABP com os “Destaques Profissionais”, para comemorar o Dia Mundial da Propaganda. O nascimento do Prêmio Destaque Profissional da Comunicação, se deu no ano de 1978, reconhecendo as pessoas que trabalham na publicidade brasileira. São mais de 35 anos de reverência ao papel criativo, estratégico e operacional dos profissionais, agências, parceiros, produtores, veículos e clientes que se diferenciam no mercado. No início o prêmio apresentava apenas oito categorias, sendo que nos dias de hoje, possui mais de 20 modalidades diferentes e distintas.

O que podemos perceber é que a cidade do Rio de janeiro possui muito mais a oferecer ao público do que apenas suas belezas naturais que encantam todos os visitantes. Ela compete de igual para igual no quesito reconhecimento profissional, seja ele iniciante ou não, dos talentos que fazem a diferença no mercado de trabalho e ganham com isso inúmeros prêmios e concursos.

Outra questão que fica evidente é o investimento por parte do setor de marketing em manter os prêmios e concursos que acontecem desde muitos anos, inovando e acompanhando as mudanças de mercado e premiando os mais criativos. Essa forma de mutação, faz com que o profissional tenha maior estímulo em criar e poder, mesmo aqueles que dizem que não fazem suas campanhas para competir, possuem a oportunidade de pelo menos serem indicados aos prêmios.

Espero que tenha mostrado um pouco do que a “Cidade Maravilhosa” tem para oferecer, muito mais que suas belezas naturais e suas praias, serve de inspiração não apenas para músicos e artistas, mas para os profissionais dedicados a transformarem uma simples mostra de um produto em uma campanha recheada de criatividade e profissionalismo. Até o próximo post, em algum lugar do nosso imenso Brasil ou ainda quem sabe em um local internacional. Até breve!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply