Já disponibilizei aqui no blog vários outros roteiros de planejamento, hoje vou disponibilizar um específico de Relações Públicas.
O planejamento de RP é ferramenta básica no gerenciamento da comunicação entre a organização e seus mais diversos públicos de relacionamento. Nenhuma função, ação ou atividade de Relações Públicas deve prescindir do planejamento. A área de RP, além de responsável pelos relacionamentos da organização, está sempre lidando com a opinião pública e isso requer o maior cuidado possível na administração de pequenas questões que podem comprometer a imagem e reputação da empresa.
Apenas com o planejamento a área de Relações Públicas poderá exercer o gerenciamento estratégico da comunicação no contexto das organizações, atuando numa perspectiva de comunicação integrada. Dessa forma, o planejamento possui sim uma função básica e imprescindível no dia a dia do setor de RP.
Segue abaixo o roteiro dividido em quatro etapas básicas:
A- Pesquisa
1- Identificação e conhecimento da situação: conhecer a organização como um todo
2- Levantamento de dados: nessa fase é possível compreender em maior profundidade a situação da empresa.
3- Mapeamento e identificação dos grupos de interesse: levantamento dos grupos ligados à organização e identificação de quais desses grupos são de interesse.
4 – Análise da situação: é preciso analisar os dados coletados de acordo com a realidade da empresa.
5- Construção de diagnóstico: o diagnóstico é uma avaliação objetiva do estado onde a empresa se encontra. É onde são mensuradas as forças, fraquezas e oportunidades.
B- Planejamento
6- Fixação de políticas de comunicação: possibilita normalizar as ações de comunicação do setor com os grupos de relacionamento. Antes de estabelecer as políticas de comunicação é necessário conhecer as políticas globais da empresa.
7- Definição de objetivos e metas: o objetivo é a posição que se almeja no futuro, os resultados esperados com a execução do planejamento. Já as metas classificam e quantificam os objetivos, elas são os resultados a serem alcançados em datas definidas, a partir da execução das atividades propostas.
8- Determinação de estratégias: definição da melhor estratégias a se seguir e quais os programas de ações serão necessários para isso. As estratégias orientam e direcionam as ações.
9- Proposição de planos, projetos e programas de ação: são elaborados com o objetivo de solucionar os problemas detectados na fase de pesquisa. As necessidades relatadas no diagnóstico criam as soluções propostas nos planos, projetos e programas.
10- Escolha e seleção dos meios de comunicação: mídias e veículos mais apropriados para atingir os grupos de relacionamento desejados, dentro de um elaborado planejamento de mídia.
11- Determinação dos recursos necessários: todos os recursos são mensurados nessa fase, os materiais, humanos e financeiros.
12- Orçamento: é uma previsão detalhada dos custos.
13- Obtenção de apoio e aprovação da direção: essa é a fase onde precisamos da aprovação da direção. Para isso, cria-se um documento escrito e bem detalhado sobre todas as etapas do planejamento.
C- Implantação
14- Divulgação para o público interno: é desse grupo .estratégico e multiplicador que se espera o maior apoio para qualquer atividade de RP, para isso é necessário criar ações específicas.
15- Controle e monitoramento: monitorar a execução do planejamento é fundamental para que desvios sejam evitados. As ações de controle podem corrigir desvios e evitar que eles ocorram.
16- Correção de desvios: caso ocorram, precisarão ser corrigidos.
D- Avaliação
17- Mensuração dos resultados: sim, é possível mensurar os resultados. Para isso, deve-se criar parâmetros capazes de ações com os aspectos tangíveis do planejamento.
18- Relatório conclusivo: crie o hábito de documentar tudo, todas as etapas do planejamento. Esse cuidado ajudará na criação de um relatório conclusivo mais elaborado e real, capaz de mostrar à diretoria o valor e importância da área de RP para a organização como um todo.
Espero que esse roteiro possa lhe ser útil. Até a próxima.
Roteiro baseado no livro “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”, de Margarida Kunsch
Priscila Stuani
Ótimas dicas Van!!
Acho super válidos essas dicas, porque certamente servem de ideia do que precisa ser feito!!
Beijos,
Priscila